Margarida Vila-Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarida Vila-Nova
Nome completo Margarida Vila-Nova Martins
Nascimento 6 de junho de 1983 (34 anos)
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Actriz
Cônjuge Ivo Ferreira

Margarida Vila-Nova Martins mais conhecida por Margarida Vila-Nova[1] (Lisboa, 6 de Junho de 1983) é uma actriz portuguesa. É considerada uma das melhores atrizes da SIC ao lado de Cláudia Vieira, Oceana Basílio e Inês Castel-Branco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha dos produtores Maria Manuel Vila-Nova e Pedro Martins, Margarida, com apenas com 25 anos, completou 20 anos de carreira. Teve as primeiras aparições em televisão nos programas de Filipe La Féria para a RTP (1990 - Grande Noite, 1994 - Cabaret), mas o seu primeiro trabalho foi uma longa-metragem francesa rodada em Portugal, quando esta tinha cinco anos de idade. Recebeu formação no teatro com Michael Margotta (2002).

No teatro: com 20 anos constituiu a produtora Magnificas Produções [2] e produziu as peças "Confissões de Adolescente", "Pedras Rolantes", "ABC do Amor", "A Menina que tinha medo do escuro", "Por Uma Noite" e "A Noite dos Assassinos". De destacar o trabalho com o encenador António Pires, nas peças "Say it with Flowers", "A Noite dos Assassinos" de José Triana(2007) Morte de Romeu e Julieta, baseado na obra de Shakespeare (Teatro da Cornucópia), Por uma Noite de Pedro Neschling (Clube Estefânia), entre outras. Foi dirigida por Maria Emília Correia em Os Sete Dias de Simão Labrosse de Carole Frétechette.

Em 2008 participou no último projecto de António Pires e da Ar de Filmes: "Say it with flowers" de Gertrude Stein, com estreia no Teatro Municipal de Faro e que vai abrir o FITEI 2008 no Teatro Nacional São João.

No cinema: participou em cinco títulos, salientando-se: A Corte do Norte de João Botelho (2007), Corrupção de João Botelho (2007), O Fatalista de João Botelho (2005), O Milagre Segundo Salomé de Mário Barroso (2004) e A Falha de João Mário Grilo (2001). Premiada com a Menção Honrosa do Festival de Cinema da Covilhã, na categoria de Melhor Actriz Secundária.

Casou a 28 de Junho de 2008, com Ivo Ferreira. Em Maio de 2008, a actriz confirmou estar grávida, dando à luz, em Lisboa, a 28 de Dezembro de 2008, ao seu filho Martim. Em Janeiro de 2012 nasce, em Macau, o segundo filho do casal, Dinis.

Mais recentemente, regressou de Macau para gravar uma pequena participação na novela da SIC "Sol de Inverno".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • "Margarida na Austrália" - 2007
  • "O Mundo da Margarida" - 2005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Certidão de lista de associadas da Audiogest» (pdf). IGAC/Ministério da Cultura. 25 de julho de 2007. Consultado em 15 de Janeiro de 2014. Cópia arquivada (PDF) em 24 de Dezembro de 2013 
  2. [www.magnificasproducoes.com www.magnificasproducoes.com] Verifique valor |URL= (ajuda)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)