Margarida de Brabante, Condessa de Flandres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Margarida de Brabante.
Margarida de Brabante
Efígie da condessa na Igreja Colegiada de Saint-Pierre de Lille.
Condessa consorte de Flandres
Reinado 6 de junho de 1347 - 1380
 
Cônjuge Luís II de Flandres
Casa Reginar (por nascimento)
Dampierre (por casamento)
Nascimento 9 de fevereiro de 1323
Morte 1380
Enterro Igreja Colegiada de Saint-Pierre de Lille, Vieux-Lille, Norte, França
Pai João III de Brabante
Mãe Maria de Évreux


Margarida de Brabante (em francês: Marguerite, em holandês: Margaretha; 9 de fevereiro de 13231380)[1] foi condessa consorte de Flandres como esposa de Luís II de Flandres. Ela era a segunda filha de João III de Brabante e de Maria de Évreux.

Família[editar | editar código-fonte]

Seus avós paternos eram o duque João II de Brabante e a princesa Margarida de Inglaterra, filha do rei Eduardo I de Inglaterra e de Leonor de Castela.

Seus avós maternos eram o conde Luís de Évreux e Margarida de Artois.

A condessa teve cinco irmãos: Joana, duquesa de Brabante como sucessora do pai; Maria, esposa de Reinaldo II, duque de Gelre; João, marido de Maria, filha de Filipe VI de França; Henrique, senhor de Limburgo, não se casou; Godofredo, senhor de Aarschot, não se casou.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A partir de 1340, Margarida esteve noiva de Eduardo, o Príncipe Negro, filho do rei Eduardo III de Inglaterra e de Filipa de Hainault. Porém, o contrato foi terminado antes de novembro de 1345, para que se iniciassem as negociações para o seu casamento com uma princesa de Portugal. De qualquer forma, ele se casou com a prima, Joana de Kent.

Margarida se casou com o conde Luís II de Flandres, em Saint-Quentin, em 6 de junho de 1347. Ele era filho de Luís I de Flandres e de Margarida I da Borgonha, condessa da Borgonha. Antes de se casar com ela, Luís foi noivo duas vezes, a segunda foi com Isabel de Coucy, também filha do rei Eduardo III.

O casal teve apenas uma filha:

Margarida morreu em 1368, e em 1405, foi enterrada na Igreja Colegiada de Saint-Pierre de Lille, em Vieux-Lille, no departamento do Norte.

Precedido por
Margarida I da Borgonha
Condessa consorte de Flandres
6 de junho de 1347 - 1368
Sucedido por
Margarida da Baviera

Referências