Margarida de Espanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Margarida de Bourbon
Infanta de Espanha
Duquesa de Soria
Duquesa de Hernani
Cônjuge Juan Carlos Emilio Zurita e Delgado
Descendência
Afonso Zurita João Carlos
Maria Emília Sofia Carmen
Nome completo
Margarida Maria Vitória da Esperança Jacoba Felicidade Perpétua de Todos os Santos de Bourbon e Bourbon Duas-Sicílias
Casa Bourbon
Pai João de Bourbon
Mãe Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans
Nascimento 6 de março de 1939 (76 anos)
Roma, Itália

Margarida de Espanha, Duquesa de Sória (nome completo: Margarita María Victoria de la Esperanza Jacoba Felicidad Perpetua de Todos los Santos de Borbón y Borbón-Dos Sicilias) GCIH (nascida em Roma, Itália, a 6 de março de 1939), a filha mais nova de João de Bourbon e Maria das Mercedes de Bourbon-Duas Sicílias e Orleães.

É descendente da rainha Vitória do Reino Unido.[1]

Casou-se com Juan Carlos Emilio Zurita e Delgado (um médico nascido em 1943), em 12 de outubro de 1972. Eles têm dois filhos:

  • Alfonso Zurita y Juan Carlos de Borbón (1973)
  • María Emilia Sofia Carmen Zurita y de Borbón (1975).

Dona Margarida renunciou a seu direito de sucessão devido ao casamento, mas sua renúncia teve lugar antes da aprovação da constituição espanhola de 1978 e não foi ratificada pelas Cortes.

Em 6 de janeiro de 1979, o primo da infanta, Manfredo de Bourbon, 1.º Duque de Hernani, faleceu e a infanta assumiu o seu título ducal a ser herdado por ela. O rei atendeu o pedido e, em 27 de maio de 1981, ela tornou-se a 2.ª Duquesa de Hernani. No mês seguinte, em 23 de junho de 1981, foi-lhe concedido o título para toda a vida, e tornou-se na Duquesa de Sória. Este título não será herdado pelo seu filho, mas será Duque de Hernani, herdando esse mesmo título da sua mãe.

A 13 de outubro de 1988 recebeu a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 1989, juntamente com o seu marido, criou a Fundação Cultural Duques de Soria. Ela é também presidente honorária, em Madrid, da delegação da UNICEF e da Fundação Espanhola do Coração.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.