Maria, Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maria, Maria (telenovela))
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela. Para a canção, veja Maria, Maria (canção).
Maria, Maria
Maria, Maria
Logotipo da novela
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 40 minutos
Criador(es) Manoel Carlos
Baseado em Maria Dusá de Lindolfo Rocha
Desenvolvedor(es) Rede Globo
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 125
Produção
Diretor(es) Herval Rossano
Tema de abertura "Olha Maria", Orquestra Som Livre (Instrumental)
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 30 de janeiro23 de junho de 1978

Maria, Maria é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 30 de janeiro e 23 de junho de 1978, em 119 capítulos,[1] substituindo Sinhazinha Flô e sendo substituída por Gina.[2] Foi a 14ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Manoel Carlos, adaptada do romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha, e dirigida por Herval Rossano.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em suas andanças pelo castigado sertão brasileiro, o tropeiro Ricardo Valeriano Brandão encontra a família de Raimundo Alves – gente miserável que aceita qualquer coisa por um pedaço de carne seca ou um punhado de sal. E o velho Raimundo não hesita em oferecer a filha mais velha, a bela e simplória Maria, em troca de alguns mantimentos, pois sabe que ela terá uma vida melhor se for embora com o desconhecido – e será uma boca a menos a saciar. Ricardo aceita a oferta mas libera Maria de seu compromisso de partir consigo. A moça prefere permanecer ao lado dos irmãos mais novos e Ricardo parte rumo ao seu destino, deixando para trás a imagem da bela sertaneja esfomeada que não lhe sairá da cabeça. Maria, por sua vez, também não consegue esquecer o seu benfeitor e nutre a esperança de que algum dia ele retorne para tirar-lhe daquela vida miserável.

No movimentado povoado de Xique-Xique, na Chapada Diamantina, Ricardo se depara com uma moça idêntica a Maria Alves, não fosse suas vestes e seus modos de mulher fina e despachada. Vai ter com ela crente de que era a mesma esfomeada que deixara semanas antes no sertão, mas a moça não gosta dos modos do tropeiro e o trata com desdém. Sentindo-se desprezado e completamente atordoado, Ricardo humilha a moça diante de todos, o que provoca os brios dos amigos dela, prontos a lhe defender. Na fuga Ricardo mata acidentalmente um dos valentões e temeroso de seu destino parte para os garimpos.

Nesse mesmo tempo, chega a Xique-Xique, a senhora Dona Rosária e uma moça que acolhera – a sertaneja Maria Alves que deixara a família após a morte do pai para tentar a vida e reencontrar seu tropeiro benfeitor. Na nova cidade, Maria começa a ser confundida com a mais ilustre figura local: Maria Dusá. Mulher deslumbrante, de fino trato, desejada pelos homens e invejada pelas mulheres, Dusá é uma criatura expansiva e de grande influência entre os poderosos das redondezas. Em pouco tempo fica sabendo da presença de sua sósia na cidade, o que lhe faz lembrar do incidente com o tropeiro que a insultara. Curiosa, ela mesma vai conhecer a outra Maria e fica sabendo da triste história da moça pobre que perdera a família por conta da miséria, e cujo objetivo na vida era reencontrar o seu grande amor. Disposta a ajudar Mariazinha (como passa a tratá-la), Dusá parte no encalço de Ricardo para desfazer o mal-entendido e levá-lo de volta aos braços de sua amada.

Mas Ricardo Valeriano Brandão tornara-se um homem amargo e desiludido, o que lhe deu forças para enriquecer nos garimpos e esquecer aquela que o fizera sofrer. Maria Dusá, por sua vez, não resiste àquele homem de caráter tão forte e acaba se apaixonando por ele, esquecendo de seu compromisso com Maria Alves.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Nívea Maria interpretou a protagonista Maria.

Reprise[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada no programa TV Mulher entre 29 de março a 17 de setembro de 1982 substituindo Irmãos Coragem e sendo substituída por Escrava Isaura.

Trilha sonora [3][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Maria, Maria». memoriaglobo. 29 de outubro de 2021. Consultado em 15 de abril de 2024 
  2. «Maria, Maria». Teledramaturgia. Consultado em 14 de dezembro de 2015 
  3. «Maria, Maria - Trilha Sonora». Teledramaturgia. Consultado em 14 de dezembro de 2015