Maria (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria (nome)
Imagem de Maria (mãe de Jesus), um personagem bíblico notório de nome Maria.
Gênero Feminino
Significado 'rebelião'
Origem do hebraico (Miriam)
Nomes relacionados Mariana; Mario; Mariah; Mary; Marie
Todas as páginas iniciadas por "Maria (nome)"

Maria (do nome hebraico מרים, transl. Miriam, que significa "rebelião")[1] é o nome da mãe de Jesus. Tornou-se popular com a propagação do cristianismo, como forma latinizada do nome hebraico da mãe de Jesus, Maria (Miriam, em hebraico). O significado do nome é incerto, porém pode ter sido originalmente um nome egípcio, provavelmente derivado de mry ("amada") ou mr ("amor"),[2][3] no sentido de "senhora amada" - embora existam evidências de que tenha sido popular na Europa bem antes do estabelecimento da religião cristã, como forma feminina do nome romano Marius.[4] Historicamente, o nome aparece por vezes como um segundo nome masculino, como em diversos países da Europa Central, onde o fato indicava a proteção da Virgem Maria.

Etimologicamente, o nome pode ser derivado das palavras assírias Yamo Mariro (Yam, Mar = Maryam), que em alguns idiomas semíticos, particularmente no aramaico assírio, significa "oceano azedo" ou "ácido".[5] Maryam é a forma assírio-siríaca, hebraica e árabe do nome Maria.

Na etimologia galaico-portuguesa, proveniente das terras de basto, o nome Maria surge diversas vezes associado ao segundo nome masculino João. Ao conjunto Maria João, etimologicamente, atribuem-se as qualidades de pessoa forte e que cresce muito, nomeadamente para os lados.

Referências

  1. «The KJV New Testament Greek Lexicon» (em em inglês). Bible Study Tools. Consultado em 8 de novembro de 2008 
  2. «Meaning, Origin and History of the Name Mary» (em em inglês). Behind the Name. Consultado em 17 de março de 2009 
  3. «Significado do Nome Maria». Consultado em 17 de março de 2017 
  4. TESIS M Morales Cara .doc (em inglês)
  5. Ted Andrews (2000). O Cristo oculto. [S.l.]: Editora Pensamento. 102 páginas. ISBN 85-315-1007-4, 9788531510076 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.