Maria Aparecida Pedrossian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Maria Aparecida Pedrossian é um bairro de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizado na região leste de Campo Grande, pertence a região urbana administrativa do Bandeira, com uma população residente de 9326 habitantes segundo o Censo IBGE 2010.[1]

Polígono formado por: Avenida Redentor, BR-262, linha do Perímetro Urbano (M-14, M-15), trilhos da RFFSA, Anel Rodoviário, Rua José Nogueira Vieira.

Parcelamentos
  • Jardim Samambaia
  • Núcleo Panorama
  • Panorama
  • Parque Residencial Damha
  • Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian
  • Residencial Oiti
  • Vivendas do Parque
  • Condomínio Fernando Sabino

História[editar | editar código-fonte]

O Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossiam foi fundado pelo Governador Pedro Pedrossian, dando o nome em homenagem a um de seus familiares.

O objetivo era construir casas para os funcionários públicos do Parque dos Poderes e também do antigo órgão rodoviário Dersul, este órgão também dava nome ao bairro. Este bairro era um dos que mais tinham uma boa infraestrutura física de Campo Grande com ruas asfaltadas, áreas de lazer, feiras e entretenimento (Clube Amape), contava com ônibus periodicamente e, por isso, muitas pessoas preferiam não sair do bairro para se divertir.

Hoje a localidade exerce importante influência aos demais bairros, como Jardim Noroeste, Leon Denizart Conte, Jardim Samambaia, Vivendas do Parque, Residencial Serrana e Oiti mas perdeu muito de sua influência para o Bairro Tiradentes devido a sua proximidade maior com a região central de Campo Grande, construção de novos empreendimentos imobiliários de prestígio como Residencial Damha atraindo um maior contingente populacional e comercial.

Desde 2004 há um projeto de construção de um novo terminal de ônibus, o Terminal Tiradentes, no início da Avenida Ministro João Arinos porém, não há previsão de construção visto que o Terminal Hércules Maymone, construído em 2009, atende os serviços de integração de ônibus na região, mesmo que haja deficiências.

Infraestrutura Geral[editar | editar código-fonte]

O bairro possui 1 UBSF-MAPE (Unidade Básica de Saúde da Família),[2] 1 Escola Municipal no Residencial Oiti,[3] 3 CEINF's (Centro de Educação Infantil) no Jardim Panorama, Jardim Samambaia e Residencial Oiti,[4] 1 Escola Estadual de Ensino Médio dentre outros estabelecimentos privados de saúde e educação.

O Maria Aparecida Pedrossian possui redes de telefonia fixa e internet da Vivo (antiga GVT), Oi e NET além de redes de televisão a cabo da NET distribuído em boa parte do bairro. Redes de água e esgoto são servidos pela empresa Águas Guariroba.

Centro Comercial[editar | editar código-fonte]

Como a maior parte da gleba foi planejada, o bairro se destaca por possuírem 2 Centros Comerciais: 1 no Maria Aparecida Pedrossian e outro no Residencial Damha. O primeiro, construído em 1984 para servir bairro juntamente com a praça, Escola Estadual e AMAPE que hoje, revitalizado, abriga 1 supermercado, Casa Lotérica além da Feira, que ocorrem todas as sextas-feiras a noite ao lado do centro comercial. Um outro Centro Comercial foi construído na entrada do Residencial Damha. De alto padrão, possui padaria, conveniência, pet shop além de um espaço de convivência aberto mas, geralmente frequentado por moradores do residencial.

Principais vias:[editar | editar código-fonte]

Avenida Cristo Redentor-BR 262 (postos de combustíveis e varias empresas), Rua Manoel de Oliveira Gomes(bares, supermercado, posto de combustível, é o acesso principal do bairro), Rua Arlencaliense Alves(farmácia, conveniência e via de acesso ao Condomínio Fernando Sabino), Avenida Orlando Daros (comércio em geral, sede da AMAPE - Associação de Moradores, Centro Comercial, acesso aos bairros Jd. Samambaia e Residencial Oiti), Rua Ponta Grossa (academias, comércio em geral, principal rua do Jardim Panorama).

  1. «Sisgran - Mapas e Estatísticas da Prefeitura de Camp Grande com Censo IBGE-2010» 
  2. «Lista de Unidades de Saúde de Camp Grande» 
  3. «Lista de Escolas Municipais de Camp Grande» 
  4. «Lista de Centros de Educação Infantil de Camp Grande»