Maria Catarina Brignole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Catarina Brignole
Retrato de autoria desconhecida, localizado no Palácio do Príncipe de Mônaco.
Princesa Consorte de Mônaco
Reinado 5 de junho de 17571770
Princesa Consorte de Condé
Reinado 24 de outubro de 179818 de março de 1813
 
Nascimento 7 de outubro de 1737
  Palazzo Rosso, Gênova, Itália
Morte 18 de março de 1813 (75 anos)
  Wimbledon, Inglaterra
Sepultado em 5 de abril de 1813
Igreja de São Luís, Somers Town, Londres[1]
Cônjuge Honorato III, Príncipe de Mônaco
Luís José de Bourbon, príncipe de Condé
Casa Brignole (por nascimento)
Grimaldi (por casamento)
Bourbon (por casamento)
Pai Giuseppe Brignole
Mãe Maria Ana Balbi

Maria Catarina Brignole (Palazzo Rosso, 7 de outubro de 1737Wimbledon, 18 de março de 1813), foi princesa consorte de Mônaco como esposa de Honorato III, Príncipe de Mônaco. Após o divórcio, tornou-se princesa de Condé como esposa de Luís José de Bourbon.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maria Catarina foi a filha do Marquês de Groppoli, Giuseppe Brignole e de Maria Ana Balbi.

Seu pai era embaixador da França, fazendo com quem Maria e sua mãe, Maria Ana, frequentasse os salões de Paris e a Corte de Versalhes. Seu biógrafo, Philippe Paul, conde de Ségur, a chamava de a mais bela mulher da França;

Maria se apaixonou pelo Príncipe de Condé, Luís José, filho de Luís Henrique, Duque de Bourbon e de Carolina de Hesse-Rotenburg. Porém, em 1755, sua mãe propôs um casamento entre sua filha e seu próprio antigo amante, o Príncipe Honorato III de Mônaco, que era quase 17 anos mais velho que Maria Catarina. Seu pai, contudo, não concordava com a ideia em razão da má reputação de Honorato, assim como havia a possibilidade dele herdar a fortuna de Giuseppe. Mas a intervenção de Luís XV de França e de Madame de Pompadour, o levou a dar seu consentimento em 1757. Os dois se casaram em 1751.

Os casal teve dois filhos apenas:

  • Honorato IV de Mônaco (17 de maio de 1758 - 16 de fevereiro de 1819), sucessor de seu pai, casado com Luísa d'Aumont, com quem teve filhos;
  • José de Mônaco (10 de setembro de 1763 - 18 de junho de 1816), casou-se primeiro com Marie Thérèse de Choiseul, com quem teve filhos. Com a execução de sua esposa durante a Revolução Francesa, se casou de novo com Frances Rainford, que não lhe deu filhos.

Maria vivia em Matignon, passando seu dias com o Príncipe de Condé, e raramente participava ativamente da Corte. Em razão de vários motivos, seu marido ficou cada vez mais ciumento. Quando a esposa de Luís José, Carlota de Rohan morreu em 1760, seu relacionamento com Maria Catarina se tornou mais sério.

Em 1774, Maria e Luís começaram a construir o Hotel de Mônaco, em Paris, como residência permanente da Princesa, sendo completado em 1777. Foi durante essa época, que Honorato percebeu que seu casamento estava terminado e voltou sua atenção para suas amantes. Ela, então, escreveu para seu ex-marido que a relação entre os dois poderia ser resumida em três palavras: ganância, coragem e ciúme.

Maria e Luís viveram juntos até a Revolução Francesa, quando então partiram para a Alemanha, e em seguida para a Grã-Bretanha. Com a morte do Príncipe de Mônaco em 1795, os dois se casaram em 24 de outubro de 1798, em Londres. O príncipe era o líder do exército emigrante Condé, e ela utilizou sua fortuna para ajudar a financiar o exército francês exilado.

Morreu em Wimbledon, em Londres, em 18 de março de 1813, e foi enterrada em 5 de abril de 1813 na Igreja de São Luís, em Somers Town.

Referências

  1. Martin, P. (maio de 1813). «The London Gazette». The Military Panorama or Officer's Companion for May 1830. London: [s.n.] 196 páginas 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maria Catarina Brignole

Precedido por
Jaime I, Príncipe de Mônaco
Princesa Consorte de Mônaco
Coat of Arms of Maria Caterina, Princess of Monaco.svg

5 de junho de 17571770
Sucedido por
Maria Caroline Gibert de Lametz
Precedido por
Carlota de Rohan
Princesa Consorte de Condé
24 de outubro de 1798 - 18 de março de 1813
Sucedido por
Batilde de Orleães
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.