Maria Clara & JP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Clara & JP
Nome completo Maria Clara Melo do Amaral
João Pedro Melo do Amaral
Nascimento Maria Clara:
18 de agosto de 2011 (12 anos)
João Pedro:
29 de outubro de 2008 (15 anos)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Residência Orlando, Flórida, Estados Unidos
Nacionalidade brasileiros
Ocupação YouTubers
Carreira no YouTube
Servidor(es) YouTube
Gênero Infantil
Período de atividade 2015—presente
Inscritos + 39 milhões
Visualizações + 26 bilhões


100 000 inscritos2017
1 000 000 inscritos2017
10 000 000 inscritos2019

Maria Clara & JP é a marca de um canal infantil brasileiro, voltado para o público infantil, veiculado no YouTube e estrelado por Maria Clara Melo do Amaral (Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2011) e pelo seu irmão João Pedro Melo do Amaral, o "JP" (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2008). Ambos produzem os vídeos do canal em família com a participação de seus pais, Ana Carolina e Gibson.

O canal Maria Clara & JP é o maior da categoria no Brasil,[1] no acumulado de visualizações e figura na lista dos 10 maiores canais brasileiros.[1] É considerado um fenômeno com seus mais de 39 milhões de inscritos na plataforma e mais de 26 bilhões de visualizações acumuladas desde 2015, quando foi lançado.

Os vídeos retratam o universo lúdico das crianças, com brincadeiras do cotidiano da família, música, histórias, jogos e desafios.

A história da família como fenômeno na internet começou quando Ana Carolina da Silva Melo, mãe das crianças, percebeu que a filha de então 4 anos era muito desenvolta em frente às câmeras e resolveu gravar suas brincadeiras. Logo, João Pedro, o JP, também sentiu vontade de participar dos vídeos e desde então as brincadeiras dos irmãos, com a produção dos pais, ganharam as telas de crianças no Brasil e no mundo.

Atualmente a família mora e produz seus vídeos em Orlando, nos Estados Unidos.

Além do canal principal, a família produz também os canais Família Maria Clara & JP, com mais de 5 milhões de inscritos, e o Maria Clara e JP Games, com mais de 1 milhão inscritos (em 2023).

Informações[editar | editar código-fonte]

Outros canais[editar | editar código-fonte]

A família também se comunica com seu público por meio de outros canais, como os perfis no Instagram @mariaclara_e_jp, @figurinhadaarea, @jpmelooficial e @mundomariaclaraejp – este último dedicado exclusivamente aos produtos licenciados.

Pais[editar | editar código-fonte]

Ana Carolina da Silva Melo cursou marketing e antes de se tornar produtora de vídeos, era empresária do ramo financeiro.

Gibson Alvim do Amaral Neto é formado em Contabilidade, e antes de se tornar produtor de vídeos, trabalhava como funcionário público no Brasil.

Crescimento[editar | editar código-fonte]

Com a mudança de comportamento das famílias durante à pandemia de COVID-19 no ano de 2020, o canal Maria Clara & JP viu seu número de visualizações crescer 70%,[2] apesar de mudanças nas regras de publicidade infantil terem freado o faturamento de todos os canais do gênero no YouTube.

Música[editar | editar código-fonte]

Alguns vídeos do canal têm centenas de milhões de visualizações, como os musicais "LEARN COLORS FOR CHILDREN", o mais visto do canal, e o "Música do Banho".

Licencimentos[3][editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2020, o canal Maria Clara & JP lançou a sua linha de produtos licenciados[4][3] por meio de uma parceria com a agência Ziggle Licensing.

Além de bonecos dos dois irmãos em parceria com a Rosita Brinquedos, a agência lançou também outras linhas de brinquedos, roupas, jogos, cosméticos, produtos de festas infantis e calçados com a marca, entre outros.

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Maria Clara & JP participaram de diversas campanhas publicitárias. Entre elas, a dupla foi estrela da campanha de Dia das Crianças da varejista carioca Casa & Video em 2020.[5] A campanha sorteou, além de vale-compras, um encontro com a dupla de irmãos numa ação idealizada pela Ziggle,[6] agência de licenciamento responsável pela marca Maria Clara & JP.

Em 2020, Maria Clara & JP foram nomeados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Embaixadores do Dezembro Laranja[7][8] — campanha da que alerta a população sobre a importância da prevenção desde a infância e os perigos do câncer de pele.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

No ano de 2020, a marca recém-lançada já ganhou o Prêmio Top Kids EP Grupo[9][10][11] por sua parceria com a Ziggle, na categoria “Licença Destaque 2020”. A conquista do prêmio de licença do ano ocorreu em evento realizado pelo EPGrupo, considerado o encontro oficial do setor no país, e contempla 12 categorias. A escolha dos premiados é realizada por meio de uma pesquisa do próprio EP Grupo, que consulta todo o setor incluindo representantes comerciais, fabricantes, importadores, distribuidores e varejistas de todo o Brasil. A conquista do prêmio mostra o sucesso de vendas dos produtos dos personagens.

No mesmo ano, o canal Maria Clara & JP entrou na lista iBest TOP 10[9] que reconhece os melhores YouTubers do Brasil. O prêmio iBest identifica as maiores iniciativas digitais brasileiras por meio de um algoritmo próprio que mede a relevância considerando métricas como em sites, aplicativos, redes sociais, entre outros parâmetros.

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Os 10 maiores Youtubers do Brasil em 2020». Diário do Estado. 21 de agosto de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. «Canais infantis têm boom de audiência no YouTube mas perdem faturamento». Folha de S. Paulo. Agosto de 2020 
  3. a b «Das telas às prateleiras: Youtubers mirins viram bonecos e até linha de calçados – Jovem Pan». Das telas às prateleiras: Youtubers mirins viram bonecos e até linha de calçados – Jovem Pan. 24 de outubro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  4. «Youtubers se transformam em bonecos para crianças». Metrópoles. 13 de outubro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  5. «Maria Clara e JP estrelam campanha de Dia das Crianças com a Casa & Video». www.segs.com.br. Consultado em 13 de abril de 2021 
  6. «Início». Ziggle. Consultado em 13 de abril de 2021 
  7. «Dezembro laranja: mês de prevenção ao câncer de pele | Daniela Alvarenga». VEJA RIO. Consultado em 13 de abril de 2021 
  8. «O Universo lúdico dos irmãos Maria Clara e João Pedro encanta público». CARAS Brasil. 11 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  9. a b «Maria Clara e JP vencem Prêmio Top Kids EP Grupo na categoria licença do ano». Jornal Tribuna. 18 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  10. «Maria Clara e JP vencem Prêmio Top Kids EP Grupo na categoria licença do ano». Metrópoles. 18 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  11. «Maria Clara e JP vencem prêmio Top Kids». Diário Carioca