Maria Gabriela de Orléans e Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pretendente
Princesa Lelli
Reivindicação
Vida
Casa Orléans e Bragança
Pai Pedro Henrique de Orléans e Bragança
Mãe Maria Isabel da Baviera
Nascimento 14 de julho de 1959 (60 anos)
Jundiaí do Sul,  Paraná,
 Brasil
Morte

Maria Gabriela Doroteia Isabel Josefa Miguela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach (Jundiaí do Sul, 14 de julho de 1959), Princesa de Orléans e Bragança, cujo nome artístico é Lelli de Orléans e Bragança ou princesa Lelli de Orléans e Bragança, é uma pintora brasileira. Especialista em trompe-l'oeil, costuma fazer restaurações de casas e prédios históricos.

Dona Maria Gabriela, ou Lelli, vem a ser a décima segunda filha e quarta varoa do príncipe Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança, ex-Chefe da Casa Imperial Brasileira, e da princesa Maria Isabel da Baviera, "Imperatriz-mãe do Brasil". É irmã gêmea de Dona Maria Teresa de Orléans e Bragança.

Nascida Princesa do Brasil e Princesa de Orléans e Bragança, renunciou por si e por sua futura descendência, em 18 de dezembro de 2003, aos eventuais direitos ao trono do Brasil, não sendo mais, portanto, princesa do Brasil.

Formação[editar | editar código-fonte]

Licenciada, desde 1982, em Técnicas Audiovisuais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pintora, especialista em trompe-l'oeil, costuma fazer restaurações de casas e prédios históricos. Sendo conhecida nos meios artísticos como Lelli de Orléans e Bragança ou princesa Lelli de Orléans e Bragança.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Casou-se em 20 de dezembro de 2003, na Capela de Nossa Senhora da Soledade, na fazenda do noivo, em Teresópolis, Rio de Janeiro, com Theodoro de Hungria Machado, filho do arquiteto Paulo Eduardo de Hungria Machado e de Silvia Emília de Melo Franco Sena. Divorciaram-se em 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]