Maria Paleóloga da Sérvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a rainha-consorte da Sérvia. Para outros significados, veja Maria Paleóloga (desambiguação).
Maria Paleóloga
Rainha-consorte da Sérvia
Reinado 13241331
Consorte Estêvão Uresis
Antecessor(a) Teodora Emiltzos
Sucessor(a) Helena Sratsimirova
Dinastia Paleólogos (nasc.)
Nemânica (matr.)
Nome completo Marija Paleolog
Nascimento ?
Morte 7 de abril de 1355
Enterro Escópia
Filho(s) Simeão Uresis
Helena
Teodora
Pai João Paleólogo
Mãe Irene Metoquitissa

Maria Paleóloga (em sérvio: Марија Палеолог; romaniz.: Marija Paleolog) foi rainha-consorte do Reino da Sérvia, segunda esposa de Estêvão Uresis. Era filha do panipersebasto João Paleólogo e sobrinha-neta do imperador bizantino Andrônico II Paleólogo (r. 1282–1326). Era neta do grande logóteta Teodoro Metoquita pelo lado materno.

Vida[editar | editar código-fonte]

O pai de Maria era governador de Tessalônica no início da década de 1320. Seu marido já havia se casado antes com Teodora Emiltzos, mas o casamento terminou quando ela morreu em 20 de dezembro de 1322 e os dois se casaram em 1324. O casamento duraria até a morte de Estêvão em Zvečan, em 1332, depois que ele foi derrotado pelo filho dele com Teodora, Estêvão Uresis IV, em 1331.

A relação entre pai e filho sempre fora ruim e o golpe foi incitado pela nobreza "mais jovem" da Sérvia. Maria tentou garantir o trono para o seu filho Simeão Uresis com ajuda bizantina, mas fracassou. Uresis não se vingou, permitindo que Maria entrasse para um convento com o nome monástico de "Marta" enquanto Simeão foi nomeado governador das das províncias meridionais do seu recém-fundado Império da Sérvia em 1348. Maria morreu em 7 de abril de 1355 e foi enterrada em Escópia.

Família[editar | editar código-fonte]

De seu casamento com Estêvão Uresis III, Maria teve um filho e duas filhas:

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Maria Paleóloga da Sérvia
Nascimento:  ? Morte: 1355
Títulos reais
Precedido por:
Teodora Emiltzos
Rainha-consorte da Sérvia
1324–1331
Sucedido por:
Helena Sratsimirova

Bibliografia[editar | editar código-fonte]