Maria Pia de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria Pia
Princesa das Duas Sicílias
A princesa em 1913.
Cônjuge D. Luís Maria de Orléans e Bragança
Descendência D. Pedro Henrique
D. Luís Gastão
D. Pia Maria
Casa Bourbon-Duas Sicílias
Nome completo
Maria da Graça Pia Chiara Ana
Nascimento 12 de agosto de 1878
  Cannes, França
Morte 20 de junho de 1973 (94 anos)
  Mandelieu, França
Enterro Capela real de Dreux, França
Pai Afonso de Bourbon-Duas Sicílias
Mãe Antonieta de Bourbon-Duas Sicílias

Maria da Graça Pia Chiara Ana de Bourbon-Duas Sicílias (Cannes, 12 de agosto de 1878Mandelieu, 20 de junho de 1973) foi a esposa de D. Luís de Orléans e Bragança.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Dona Maria Pia era a terceira filha de D. Afonso de Bourbon-Duas Sicílias, o conde de Caserta, e de sua esposa e prima, D. Maria Antonieta de Bourbon-Duas Sicílias.

Ela foi batizada com o nome de Maria da Graça Pia Clara Ana Teresa Isabela Adelaide Apolônia Ágata Cecília Filomena Antônia Lúcia Cristina Catarina.

Seu pai, terceiro filho do rei Fernando II, tornou-se chefe da Casa Real das Duas Sicílias com a morte de seu irmão mais velho, Francisco II, em 1894. À época de seu nascimento, contudo, a família real siciliana já estava exilada na França devido à Unificação Italiana, ocorrida em 1861.

Casamento[editar | editar código-fonte]

No dia 4 de novembro de 1908, em Cannes, D. Maria Pia, aos trinta anos de idade, casou-se com D. Luís de Orléans e Bragança, de mesma idade, o segundo filho da princesa Isabel do Brasil e de Gastão de Orléans, o conde d'Eu. Eles tiveram três filhos juntos:

Viuvez[editar | editar código-fonte]

D. Luís faleceu em 1920, e D. Maria Pia permaneceu viúva pelo resto de sua vida. Em 1922, nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil, ela veio juntamente com a Família Imperial Brasileira ao Brasil. Durante a viagem, falecera seu sogro, o conde d’Eu, segundo alguns devido a um mal-súbito, reclinando-se no ombro de D. Maria Pia.

D. Maria preferiu viver com seus filhos na França, onde eles poderiam ter uma educação melhor.

Faleceu em sua casa de campo, em Mandelieu, sendo depois sepultada no Mausoléu dos Orléans, em Dreux, ao lado de seu marido. Faltava pouco para seu aniversário de noventa e cinco anos.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Maria Pia de Bourbon