Maria Salomé (Mulher de Zebedeu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Santa Maria Salomé
Bernhard Strigel - Maria Salome und ihre Familie (National Gallery of Art)

Santa Maria Salomé (em hebraico, "שלומית", "Shelomit"); foi uma discípula de Jesus Cristo, que viveu no Século I. Ela foi mãe de dois dos doze apóstolos: Do Apóstolo Tiago, o Maior e João, o Evangelista ( Mt 20,20); e foi também a mulher de Zebedeu ( Mt 27,55-56).

Maria Salomé esteve presente aos pés da Cruz, junto com a tia de Jesus, Maria de Cléofas, que alguns a confundem. Ela esteve também na presença de Maria Madalena (Mc 16,1-6).

Ela é considerada como uma das primas de Jesus para alguns católicos[1], porém há alguns que acreditam que ela tenha sido tia de Jesus.

Maria Salomé na Bíblia[editar | editar código-fonte]

A Bíblia fala pouco sobre a Mãe dos filhos de Zebedeu. Porém ela nos mostra que acompanhou e serviu Jesus desde a Galiléia, e tinha uma fé que fez ficar presente aos pés da cruz, com Jesus ( Mt 27,55-56; Mc 16,1-6). Além disso, o Evangelista Mateus, no capítulo 20 (vs. 20-28) de sua obra, traz-nos uma história de quando Maria Salomé pede para que Jesus colocasse seus filhos, 'um a sua direita e outro a sua esquerda', e Jesus os dá uma lição de moral:

"Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica. Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber? Sim, disseram-lhe. De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou. Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. Jesus, porém, os chamou e lhes disse: Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão."

Evangelho de São Mateus 20,20-28

Maria Salomé nos Apócrifos[editar | editar código-fonte]

Maria Salomé é identificada como a parteira de Nossa Senhora. Segundo o Protoevangelho de Tiago ela foi a parteira de Maria; embora São Jerônimo em sua obra Da Virgindade Perpétua de Maria, critique bastante esta ideia de Maria ter achado uma parteira em cima da hora.

Referências