Maria da Graça (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria da Graça
—  Bairro do Brasil  —
Uma rua do bairro Maria da Graça.
Uma rua do bairro Maria da Graça.
Maria da Graça.svg
Criado em 23 de julho de 1981
Área
 - Total 82,50 ha (em 2003)
População
 - Total 7 972 (em 2 010)[1]
 - IDH 0,860[2](em 2000)
Domicílios 3 137 (em 2010)
Limites Jacarezinho, Del Castilho, Cachambi, Higienópolis e Manguinhos[3]
Fonte: Não disponível

Maria da Graça é um bairro de classe média da Zona Norte do Rio de Janeiro.

O IDH da região, no ano 2000, era de 0,860: o 42º melhor da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido feito junto com Del Castilho.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Na região ficava a Fazenda Maria da Graça, da família Cardoso Martins. Foi adquirida, mais tarde, pela Companhia Imobiliária Nacional que, em 1934, fez o arruamento e loteamento do bairro “Jardim Maria da Graça”, entre a rua Miguel Ângelo, a avenida Suburbana, a Linha Auxiliar e o bairro de Del Castilho.

A antiga Fábrica Cruzeiro de fósforos deu lugar à “General Electric - GE” de equipamentos elétricos. A área faz limite com a comunidade do Jacarezinho.

A estação Dr. Cesário Machado, depois Maria da Graça, na Linha Auxiliar, foi inaugurada em 1928 e hoje está desativada. Com a construção da linha 2 do Metrô, Maria da Graça ganhou uma estação. Possui como vizinhos os bairros do Jacarezinho, Del Castilho, Higienópolis, Cachambi e Manguinhos.[5]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Os shoppings mais próximos são o Nova América e o Norte Shopping.

Possui uma estação de Metrô, uma Escola Municipal (E.M. Pernambuco), uma Paróquia (Igreja Nossa Senhora das Graças), uma Igreja Presbiteriana, a Igreja Presbiteriana de Maria da Graça, ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil), uma Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deuse uma Comunidade Evangélica Projeto Vida.

Em Maria da Graça localiza-se também o Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, que faz parte do campus do CEFET-RJ.

Além da Estação Maria da Graça, pelo bairro também passam ônibus que vão para o Cachambi, Centro, Del Castilho, Praça Seca, Irajá, Penha, Olaria, Mariópolis, Méier, Tijuca e Vila Isabel.

Lazer[editar | editar código-fonte]

Maria da Graça após reformas

O bairro possui três centros para a prática de esportes. O primeiro e mais conhecido, é o Maria da Graça Futebol Clube, agremiação que faz parte da Liga Prata da Federação de Futsal do Rio de Janeiro. O outro, que é mais focado no lazer, é o espaço Festa do gol. O campo society (grama artificial) já funcionou como núcleo do Vasco, e hoje em dia, apenas como local para comemorações. De forma bem rápida, também serviu como casa para a LZN (Liga Zona Norte). Há, ainda a Banda Irmãos Pepino, na Rua Silva Rosa, que aluga seu ginásio desportivo para colégios e para a prática dos mais diversos esportes como também para eventos.

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Mesmo não sendo um bairro gigantesco, e não tendo um número enorme de bares, Maria da Graça apresenta uma ótima opção para todos.

Bar Amendoeira, no happy hour.

O Bar Amendoeira é um dos mais movimentados não só de Maria da Graça, mas como de toda zona norte. Com visitantes vindo dos quatro cantos da cidade, o estabelecimento conta com um atendimento excelente, e como dito por diversas redes sociais, ele tem "o melhor Chopp do Rio". Além disso, o Amendoeira também já participou de concursos como o Comida di Buteco e, mais recentemente, foi tombado pela prefeitura como patrimônio cultural da cidade.

Faz parte da XIII Região administrativa (Inhaúma) da cidade do Rio de Janeiro.[editar | editar código-fonte]

Bairros integrantes da região administrativa são: Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Maria da Graça e Tomaz Coelho.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons

Referências