Maria da Graça (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Maria da Graça
—  Bairro do Brasil  —
Uma rua do bairro Maria da Graça.
Uma rua do bairro Maria da Graça.
Maria da Graça.svg
Criado em 23 de julho de 1981
Área
 - Total 82,50 ha (em 2003)
População
 - Total 7 972 (em 2 010)[1]
 - IDH 0,860[2] (em 2000)
Domicílios 3 137 (em 2010)
Limites Jacarezinho, Del Castilho, Cachambi, Higienópolis e Manguinhos[3]
Fonte: Não disponível

Maria da Graça é um bairro de classe média da Zona Norte do Rio de Janeiro.

O IDH da região, no ano 2000, era de 0,860: o 42º melhor da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido feito junto com Del Castilho.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Na região ficava a Fazenda Maria da Graça, da família Cardoso Martins. Foi adquirida, mais tarde, pela Companhia Imobiliária Nacional que, em 1934, fez o arruamento e loteamento do bairro “Jardim Maria da Graça”, entre a rua Miguel Ângelo, a avenida Suburbana, a Linha Auxiliar e o bairro de Del Castilho.

A antiga Fábrica Cruzeiro de fósforos deu lugar à “General Electric - GE” de equipamentos elétricos. A área faz limite com a comunidade do Jacarezinho.

A estação Dr. Cesário Machado, depois Maria da Graça, na Linha Auxiliar, foi inaugurada em 1928 e hoje está desativada. Com a construção da linha 2 do Metrô, Maria da Graça ganhou uma estação. Possui como vizinhos os bairros do Jacarezinho, Del Castilho, Higienópolis, Cachambi e Manguinhos.[5]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Os shoppings mais próximos são o Nova América e o Norte Shopping.

Possui uma estação de Metrô, uma Escola Municipal (E.M. Pernambuco), uma Paróquia (Igreja Nossa Senhora das Graças), uma Igreja Presbiteriana, a Igreja Presbiteriana de Maria da Graça, ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil), uma Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deuse uma Comunidade Evangélica Projeto Vida.

Nova America, localizado em Del Castilho. Para quem mora em Maria da Graça, o shopping fica à menos de cinco minutos de carro

Em Maria da Graça localiza-se também o Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, que faz parte do campus do CEFET-RJ.

Além da Estação Maria da Graça, pelo bairro também passam ônibus que vão para o Cachambi, Centro, Del Castilho, Praça Seca, Irajá, Penha, Olaria, Mariópolis, Méier, Tijuca e Vila Isabel.

Lazer[editar | editar código-fonte]

Maria da Graça após reformas

O bairro possui dois centros para a prática de esportes. O primeiro e mais conhecido, é o Maria da Graça Futebol Clube, agremiação que faz parte da Liga Prata da Federação de Futsal do Rio de Janeiro. O outro, que é mais focado no lazer, é o espaço Festa do gol. O campo society (grama artificial) já funcionou como núcleo do Vasco, e hoje em dia, apenas como local para comemorações. De forma bem rápida, também serviu como casa para a LZN (Liga Zona Norte).

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Mesmo não sendo um bairro gigantesco, e não tendo um número enorme de bares, Maria da Graça apresenta uma ótima opção para todos.

Bar Amendoeira, no happy hour.

O Bar Amendoeira é um dos mais movimentados não só de Maria da Graça, mas como de toda zona norte. Com visitantes vindo dos quatro cantos da cidade, o estabelecimento conta com um atendimento excelente, e como dito por diversas redes sociais, ele tem "o melhor Chopp do Rio". Além disso, o Amendoeira também já participou de concursos como o Comida di Buteco e, mais recentemente, foi tombado pela prefeitura como patrimônio cultural da cidade.

Faz parte da XIII Região administrativa (Inhaúma) da cidade do Rio de Janeiro.[editar | editar código-fonte]

Bairros integrantes da região administrativa são: Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Maria da Graça e Tomaz Coelho.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências