Mariana Portella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mariana Portella
Nascimento 1984 (40 anos)
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Progenitores
Ocupação escritora

Mariana Portella (Rio de Janeiro, ?) era uma escritora brasileira[1], filha do também escritor Eduardo Portella.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou na École Alsacienne, em Paris, cidade onde morou durante boa parte da infância e da adolescência por conta do trabalho que o pai exerceu à frente da UNESCO.

Subsequentemente, obteve o Baccalauréat ES (com ênfase em ciências sociais, econômicas e matemáticas).

Graduou-se em Economia na UERJ. Fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ. Publicou diversos trabalhos acadêmicos e trabalhou como consultora do BID no IBGE.

Apaixonada por cinema, escreveu para a revista americana MovieMaker e prestou consultoria em programação de filmes no Festival Danger After Dark e em aquisição de filmes na Artsploitation Films.

Ganhou em 2013 o Prêmio Maximiano Campos na categoria Microconto[2].

Publicou em 2014 seu primeiro romance, O Outro Lado da Sombra[3] pela Editora Rocco. O prefácio foi escrito pela consagrada escritora Nélida Piñon.

O Outro Lado da Sombra foi escolhido um dos melhores livros de 2014 pelo Amálgama.

Em 2015, recebeu o prêmio Dinah Silveira de Queiroz da União Brasileira dos Escritores pelo seu livro de estreia[4]. Foi uma das finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura[5].

O Outro Lado da Sombra continua repercutindo. O Professor Emérito da Universidade de Brasília Vamireh Chacon escreveu um belo artigo para o tradicional Diário de Pernambuco[6]. A Doutora em letras e Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF Lucia Helena incluiu a obra de Mariana Portella em um ensaio para a Revista de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea[7] intitulado "A queda das ações no mercado dos afetos: medo, amor e solidão em Ana Luísa Escorel, Mariana Portella e Elvira Vigna".

Em 07 de novembro de 2016, ganhou a única menção honrosa na categoria romance do Prêmio Cidade de Belo Horizonte.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • 2014 - O outro lado da sombra (Rocco)

Referências

  1. Passageiro do Existencialismo. Jornal Rascunho
  2. Mariana Portella ganhadora do Prêmio Maximiano Campos de Micro-Contos – Entrevista Arquivado em 24 de setembro de 2015, no Wayback Machine.. Instituto Maximiano Campos, 29 de novembro de 2013
  3. Mariana Portella lança romance introspectivo e catártico. O Globo, 1 de novembro de 2014
  4. Prêmios da Diretoria 2015[ligação inativa]. União Brasileira dos Escritores
  5. «Prêmio São Paulo de Literatura 2015». www.premiosaopaulodeliteratura.org.br. Consultado em 14 de outubro de 2015. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2015 
  6. Pernambuco, Diario de (4 de maio de 2016). «Vamireh Chacon: Os outros lados das sombras». Diario de Pernambuco 
  7. Helena, Lucia (1 de agosto de 2016). «A queda das ações no mercado dos afetos: medo, amor e solidão em Ana Luiza Escorel, Mariana Portella e Elvira Vigna». Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (48): 67–86. ISSN 2316-4018. doi:10.1590/2316-4018484 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]