Mariano José de Larra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mariano José de Larra
Mariano José de Larra
Mariano José de Larr
Nome completo Mariano José de Larra y Sánchez de Castro
Nascimento 24 de março de 1809
Madrid, Espanha
Morte 13 de fevereiro de 1837 (27 anos)
Madrid, Espanha
Causa da morte Suicídio com arma de fogo
Nacionalidade espanhola
Ocupação Escritor e jornalista
Magnum opus O donzel de D. Henrique o enfermo

Mariano José de Larra y Sánchez de Castro (Madrid, 24 de março de 1809 — id., 13 de fevereiro de 1837) foi um escritor e jornalista espanhol. É considerado, ao lado de Espronceda, como um dos mais importantes representantes do romantismo literário espanhol. Escreveu sob os pseudônimos "Fígaro", "Duende", "Bachiller" e "El pobrecito hablador".

Colocou a Espanha no centro de sua obra crítica e satírica, a qual deve ser entendida no contexto das Cortes instituídas após a chamada década ominosa (1823–1833) e da Primeira Guerra Carlista (1833–1840).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Diz a lenda oficial que Mariano José de Larra foi um homem turbulento, emotivo e sofredor, como corresponde ao clichê romântico. Aos 27 anos, no flor da idade e no auge do êxito, apaixonou-se por uma mulher casada e, por puro desespero, acabou por se matar, com um tiro na cabeça. Mas as lendas, como se sabe, esquematizam e não raro traem os fatos. A vida de Larra tem muitos mais ingredientes, mais matizes e um bom de número de enigmas não resolvidos.

Era um jovem de estatura baixa, bem apessoado e julgado chato pela história. As gravuras o mostram com bochechas carnudas, boca frouxa, olhos grandes e ovalados. Um rosto mole e algo bovino, arrematado por um topete de cabelo, no qual cada cacho era fixado com precisão. Era meticuloso, obsessivamente minucioso, ao se vestir e pentear, como costumam ser os adolescentes românticos que se sentem feios. Foi criança-prodígio e adulto precoce. Seus textos, brilhantes e profundos, são apreciados até hoje.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mariano José de Larra
Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Mariano José de Larra
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.