Marijampolė
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Fevereiro de 2016) |


Marijampolė (ⓘ, em polonês/polaco: Mariampol) é uma cidade industrial e a capital do Condado de Marijampolė no sul da Lituânia, fazendo fronteira com a Polônia e o Oblast de Kaliningrado da Rússia, e o Lago Vištytis. A população de Marijampolė é 48.700 (2003).
Sob ocupação soviética de 1955 à 1989, a cidade foi oficialmente chamada de Kapsukas, em homenagem à Vincas Kapsukas, fundador do Partido Comunista Lituano. O nome histórico foi restaurado pouco antes da Lituânia reconquistar sua independência.
Marijampolė é a sétima maior cidade da Lituânia e têm sido seu centro regional desde 1994. A cidade cobre uma área igual à 205.07 km². O Rio Šešupė divide a cidade em duas partes que são conectadas por seis pontes.
Transporte
[editar | editar código-fonte]A cidade de Marijampole é acessível por meio ferroviário,atraves da linha Kaunas-Sestokai-Alytus. Marijampole está localizada na intersecção de duas rodovias. A Via Baltica, conecta a cidade de Helsinki com a Europa Central e do Sul. A outra rodovia conecta a cidade de Kaliningrado a cidade de Minsk.
Pessoas ilustres
[editar | editar código-fonte]- Teofil Staniszkis, político polonês
- Violeta Urmana, diva lituana, uma cidadã honorária da cidade