Marijampolė

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Brasão de armas de Marijampolė.
Localização de Marijampolė.

Marijampolė (, em polaco: Mariampol) é uma cidade industrial e a capital do Condado de Marijampolė no sul da Lituânia, fazendo fronteira com a Polônia e o Oblast de Kaliningrado da Rússia, e o Lago Vištytis. A população de Marijampolė é 48.700 (2003).

Sob ocupação soviética de 1955 à 1989, a cidade foi oficialmente chamada de Kapsukas, em homenagem à Vincas Kapsukas, fundador do Partido Comunista Lituano. O nome histórico foi restaurado pouco antes da Lituânia reconquistar sua independência.

Marijampolė é a sétima maior cidade da Lituânia e têm sido seu centro regional desde 1994. A cidade cobre uma área igual à 205.07 km². O Rio Šešupė divide a cidade em duas partes que são conectadas por seis pontes.


Transporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Marijampole é acessível por meio ferroviário,atraves da linha Kaunas-Sestokai-Alytus. Marijampole está localizada na intersecção de duas rodovias. A Via Baltica, conecta a cidade de Helsinki com a Europa Central e do Sul. A outra rodovia conecta a cidade de Kaliningrado a cidade de Minsk.

Pessoas ilustres[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Marijampolė