Marijampolė

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas de Marijampolė.
Localização de Marijampolė.

Marijampolė (pronunciação, em polonês/polaco: Mariampol) é uma cidade industrial e a capital do Condado de Marijampolė no sul da Lituânia, fazendo fronteira com a Polônia e o Oblast de Kaliningrado da Rússia, e o Lago Vištytis. A população de Marijampolė é 48.700 (2003).

Sob ocupação soviética de 1955 à 1989, a cidade foi oficialmente chamada de Kapsukas, em homenagem à Vincas Kapsukas, fundador do Partido Comunista Lituano. O nome histórico foi restaurado pouco antes da Lituânia reconquistar sua independência.

Marijampolė é a sétima maior cidade da Lituânia e têm sido seu centro regional desde 1994. A cidade cobre uma área igual à 205.07 km². O Rio Šešupė divide a cidade em duas partes que são conectadas por seis pontes.


Transporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Marijampole é acessível por meio ferroviário,atraves da linha Kaunas-Sestokai-Alytus. Marijampole está localizada na intersecção de duas rodovias. A Via Baltica, conecta a cidade de Helsinki com a Europa Central e do Sul. A outra rodovia conecta a cidade de Kaliningrado a cidade de Minsk.

Pessoas ilustres[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Marijampolė