Mariléia dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson (Valença, 1963), é uma ex-futebolista brasileira. Fez parte da Seleção Brasileira de Futebol Feminino por 12 anos, tendo participado de duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Integrou a primeira Seleção Brasileira feminina a disputar a Copa do Mundo de 1991.

Foi considerada a "Pelé" do futebol feminino, uma das principais atletas desse esporte nos anos 80 e 90, e uma das que abriram as portas para essa modalidade esportiva no Brasil. Entre os times nos quais jogou, destacam-se Radar, Corinthians, Santos, Internacional, Vasco da Gama, Saad (no Brasil) e o Torino (na Itália).

Alega-se que teria marcado 1.567 gols ao longo de sua carreira. Foi condecorada com o terceiro lugar na galeria das melhores jogadoras do século vinte na América do Sul, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).1

Michael Jackson deu os primeiros passos nos campos de várzea de sua cidade natal (Valença) e viveu seu primeiro grande momento em 1983, aos 20 anos, quando seu time (Tupy, de Santa Catarina) venceu a 1ª Copa São Paulo de futebol feminino. A seguir, foi contratada pela lendária equipe do Radar, onde permaneceu de 1983 a 1989, marcando mais de 800 gols.2

Em 1990, transferiu-se para o Saad, time no qual conquistou seis títulos consecutivos da Copa São Paulo e o Mundialito de 1995. No mesmo ano, por uma proposta irrecusável, transferiu-se para a Itália, abrindo o mercado internacional para o talento de outras brasileiras, como foi o caso, posteriormente, de Kátia Cilene, Sissi, Marta e Daniela Alves, dentre outras.

Michael Jackson atualmente reside em Brasília é a Coordenadora-Geral de Futebol Profissional e Direto do Torcer do Ministério do Esporte e faz jogos de apresentação na companhia de atuais atletas de seleção brasileira e clínicas de futebol.

Referências