Mariléia dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Jackson
Informações pessoais
Nome completo Mariléia dos Santos
Data de nasc. 19 de novembro de 1963
Local de nasc. Valença, Brasil
Informações profissionais
Posição Volante
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
Itália Torino
Seleção nacional
Flag of Brazil.svg Brasil

Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson (Valença, 19 de novembro de 1963), é uma ex-futebolista brasileira. Fez parte da Seleção Brasileira de Futebol Feminino por 12 anos, tendo participado de duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Integrou a primeira Seleção Brasileira feminina a disputar a Copa do Mundo de 1991.

Foi considerada a "Pelé" do futebol feminino, uma das principais atletas desse esporte nos anos 80 e 90, e uma das que abriram as portas para essa modalidade esportiva no Brasil.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inicio[editar | editar código-fonte]

Michael Jackson' deu os primeiros passos nos campos de várzea de sua cidade natal (Valença) e viveu seu primeiro grande momento em 1983, aos 20 anos, quando seu time (Tupy, de Santa Catarina) venceu a 1ª Copa São Paulo de futebol feminino. A seguir, foi contratada pela lendária equipe do Radar, onde permaneceu de 1983 a 1989, marcando mais de 800 gols.[1]

Clubes[editar | editar código-fonte]

Entre os times nos quais jogou, destacam-se Radar, Corinthians, Santos, Internacional, Vasco da Gama, Saad (no Brasil) e o Torino (na Itália).

Em 1990, transferiu-se para o Saad, time no qual conquistou seis títulos consecutivos da Copa São Paulo e o Mundialito de 1995. No mesmo ano, por uma proposta irrecusável, transferiu-se para a Itália, abrindo o mercado internacional para o talento de outras brasileiras, como foi o caso, posteriormente, de Kátia Cilene, Sissi, Marta e Daniela Alves, dentre outras.

Seleção[editar | editar código-fonte]

fez parte do elenco da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, em Atlanta 1996, na primeira olimpíada do futebol feminino. [2]

Recordes[editar | editar código-fonte]

Alega-se que teria marcado 1.567 gols ao longo de sua carreira. Foi condecorada com o terceiro lugar na galeria das melhores jogadoras do século vinte na América do Sul, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).[3]

Aposentadoria[editar | editar código-fonte]

Michael Jackson atualmente reside em Campinas exerceu o cargo de Coordenadora-Geral de Futebol Feminino no Ministério do Esporte e faz jogos de apresentação na companhia de atuais atletas de seleção brasileira e clínicas de futebol.

Referências

  1. Futebol Interior
  2. «Perfil na Sports Reference». Consultado em 13 de fevereiro de 2016. 
  3. Livres Esportes