Marinha Indiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marinha Indiana
Indian Navy crest.svg
País  Índia
Corporação Marinha Indiana
Criação 1947 — Presente
Aniversários 4 de Dezembro
Logística
Efetivo 58 350 membros
250 aeronaves
181 navios
Comando
Comandante Almirante Sunil Lanba
Comandantes
notáveis
Almirante S. M. Nanda

A Marinha da Índia (em hindi: ; em inglês: Indian Navy; sigla: IN) é o ramo marítimo das forças armadas da Índia. O seu comandante em chefe é o presidente da Índia. O chefe do estado maior naval, um almirante, é um comandante quatro estrelas. Há aproximadamente 58 000 membros em serviço ativo, incluindo 5 000 membros da aviação naval, 1 200 comandos marítimos e 1 000 soldados Sagar Prahari Bal, fazendo com que seja a quinta maior marinha do mundo. A Marinha Indiana atualmente[quando?] opera cerca de 180 navios, incluindo os porta-aviões INS Viraat e INS Vikramaditya, juntamente com caças a jato operacionais.

Embora o objetivo primordial da Marinha Indiana é o de garantir as fronteiras marítimas nacionais, a Índia também usa sua marinha para melhorar suas relações internacionais por meio de exercícios conjuntos, visitas a outros países amigos e missões humanitárias, incluindo o alívio de desastres. Nos últimos anos,[quando?] tem sofrido uma ampla modernização e expansão, como parte do seu objetivo de se tornar uma marinha de alto mar a médio prazo.

Bandeira naval
O porta-aviões INS Vikramaditya liderando uma flotilha de navios de guerra
2001-2004
1950-2001
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.