Mario Cipollini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mario Cipollini
Nascimento 22 de março de 1967 (51 anos)
Lucca
Cidadania Itália
Estatura 189 centímetros
Peso 79 quilogramas
Irmão(s) Cesare Cipollini
Ocupação ciclista
Prêmios Ordem do Mérito da República Italiana
Página oficial
http://www.mariocipollini.com

Mario Cipollini (Luca, 22 de março de 1967) é um ciclista italiano, conhecido como "Super Mario" e considerado um dos maiores velocistas de todos os tempos. Cipollini, abandonou a carreira com 38 anos e 17 de ciclismo ao mais alto nível a uma semana antes do começo da Volta à Itália 2005. Acumulou 189 vitórias no currículo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Entre seus maiores sucessos, destaca-se o título do Mundial de fundo em estrada, conquistado em Zolder, na Bélgica, em 2002. No mesmo ano, venceu a Gante-Wevelgem e a Milão-San Remo. Cipollini também possui o recorde absoluto de vitórias (42) em etapas na Volta à Itália.

A sua maior temporada foi a de 1995, quando subiu ao lugar mais alto do pódio em 18 ocasiões.

"Bello Mario", "Super Mario" ou "Rei Leão", entre tantos outros apelidos, Cipollini foi o corredor mais bem pago da Itália, e não se incomodava em pagar altas multas por quebrar regras em algumas corridas.

Entre as suas extravagâncias em competições, ele chegou a pintar sua bicicleta e os seus calções com a bandeira dos Estados Unidos. Cipollini também já subiu ao pódio vestido de imperador, apareceu vestindo um smoking branco na Seis Dias de Milão, e também já "desfilou" com a camisa do atacante brasileiro Ronaldo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]