Marion Strecker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Marion Strecker
Nascimento 17 de outubro de 1960 (59 anos)
São Paulo, Brasil
Ocupação Jornalista, Fotógrafa

Marion Strecker (São Paulo, 17 de outubro de 1960) é jornalista, fotógrafa e uma das pioneiras da internet no Brasil. Strecker iniciou sua carreira jornalística como colaboradora e coeditora da revista Arte em São Paulo, com Luiz Paulo Baravelli e Lisette Lagnado, entre 1982 e 1984. Foi em paralelo professora de iniciação musical e sócia do Colégio Modelo, fundado por seu pai, o professor Nilo Campos Gomes (1923-1984).

Entrou para a Redação do jornal Folha de S.Paulo em 1984, onde atuou por doze anos, desempenhando sucessivamente as funções de redatora, crítica de arte, editora da Ilustrada, editora de Suplementos, coordenadora de planejamento, coordenadora de reportagens especiais, repórter especial, diretora do Banco de Dados e diretora da Agência Folha de Notícias. Foi uma coautora do Manual da Redação da Folha e liderou a equipe que desenvolveu o primeiro website da Folha, em 1995. Em 1996, foi uma cofundadora do UOL, empresa de internet na qual desempenhou as funções de diretora de conteúdo por quinze anos, liderando uma equipe de quase 200 profissionais de jornalismo, design gráfico, design de interface, entretenimento, esportes e parcerias de conteúdo. Entre 2011 e 2012, foi correspondente do UOL em São Francisco, Califórnia. Entre 2010 e 2015, manteve uma coluna na Folha de S.Paulo sobre tecnologia, inovação e comportamento.

De volta ao Brasil e ao mundo artístico, Márion Strecker foi diretora de comunicação do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo) entre 2013 e 2014. De 2014 a 2016, trabalhou para o Canal Curta! de Televisão, produzindo conteúdo e gerenciando parcerias de conteúdo. Em 2017 foi consultora de comunicação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Entre 2017 e 2019, foi redatora-chefe da revista de arte seLecT. Em 2020, passou a integrar a equipe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Márion Strecker é bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-SP e foi ainda professora de Novas Tecnologias da Comunicação na Faculdade Casper Libero. Divide seu tempo entre São Paulo e Rio de Janeiro e colabora como autora com diversas publicações.

Strecker é casada com o jornalista Mario Cesar Carvalho, com quem tem dois filhos, Theo e Helena.

Referências