Mark Addy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mark Addy
Mark Addy
Nome completo Mark Addy Johnson
Nascimento 14 de janeiro de 1964 (53 anos)
Iorque, Inglaterra
 Reino Unido
Ocupação Ator
Cônjuge Kelly Addy
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Cinema
1997 – The Full Monty
IMDb: (inglês)

Mark Addy Johnson (Iorque, 14 de janeiro de 1964) é um ator britânico.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Addy nasceu e foi educado em Iorque. Entre 1982 e 1984 ele estudou na Royal Academy of Dramatic Art. Ele vive com sua esposa Kelly em Rufforth, perto de Iorque, com seus três filhos: Ruby, Charlie e Oscar. Seus ancestrais viveram em Iorque desde 1910, quando seu tataravô se mudou para lá.[1]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Addy fez sua primeira aparição na TV em 1988, na série A Very Peculiar Practice, seguida de outras aparições em várias outras séries inglesas.

Ele interpretou Bill Miller em Still Standing, e o Detetive Boyle na segunda série de The Thin Blue Line. Em 2011, ele interpretou o Rei Robert Baratheon na série da HBO, Game of Thrones, baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Em 2013 interpretou Hercules na serie da BBC1 Atlantis (Atlantida em portugues).

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ele teve uma participação coadjuvante no filme The Full Monty (1997), e interpretou Fred Flintstone em The Flintstones in Viva Rock Vegas. Em 1998 ele interpretou Mac McArthur no filme Jack Frost, com Michael Keaton. Em 2001, ele interpretou o mordomo de Chris Rock no filme Down to Earth e apareceu em A Knight's Tale, como Roland. Addy interpretou o papel de David Philby em The Time Machine (2002) e fez uma aparição especial como Capitão no filme Around the World in 80 Days, com Jackie Chan e Steve Coogan, em 2004. Em 2010, ele interpretou Frei Tuck em Robin Hood, de Ridley Scott.

Referências

  1. Bilton, Richard (21 de outubro de 2010). «From grinding poverty to Hollywood in three generations». BBC