Francisco Pais Barreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Marquês de Recife)
O Marquês do Recife
Dados pessoais
Nome completo Francisco Pais Barreto
Nascimento 26 de maio de 1779
Cabo, Capitania de Pernambuco
Brasil Colonial
Morte 26 de setembro de 1848 (69 anos)
Cabo, Província de Pernambuco
Império do Brasil

Francisco Pais Barreto, primeiro e único Visconde e Marquês do Recife[1][2] (Cabo, 26 de maio de 1779 — Cabo, 26 de setembro de 1848), foi um político brasileiro, capitão-mor da vila do Cabo, 8º e último morgado do Cabo. O sistema de morgadio foi extinto definitivamente em 1837.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi membro da junta do governo da Província de Pernambuco, conhecida como "Governo dos Matutos", que durou de setembro de 1822 a dezembro de 1823.

A sua nomeação como presidente da Província, pelo imperador D. Pedro I no início de 1824, desencadeou a crise que levou à eclosão da Confederação do Equador. Sobre essa nomeação, Frei Caneca assim se manifestou, à época, nas páginas do Typhis Pernambucano:

"Pode Sua Majestade dar padrões de tenças, títulos de barões, viscondes, condes, marqueses e duques; porém dar ciência a um tolo, valor a um covarde, virtude a um vicioso, honra a um patife, amor da pátria a um traidor, não pode Sua Majestade."

A indignação de Frei Caneca devia-se ao posicionamento de Francisco de Pais Barreto durante a Confederação do Equador. Anteriormente, durante a Revolução Pernambucana (1817), Pais Barreto fora uma figura decisiva. No entanto, no caso da Confederação do Equador, colocara-se radicalmente contra o movimento separatista pernambucano, tendo sido um dos líderes daqueles que defendiam a União com o governo central. Pais Barreto foi às armas e sufocou os revoltosos, o que inspirou sentimentos de amor mas também de ódio entre os pernambucanos, com relação a ele.

Referências

  1. VASCONCELOS, Rodolfo Smith de, VASCONCELOS, Jaime Smith de. Arquivo nobiliárquico brasileiro. Lausana, 1918.
  2. «A Nobreza Brasileira de A a Z» 

Precedido por
Junta dos Matutos
Presidente da província de Pernambuco
1823
Sucedido por
Manuel de Carvalho Pais de Andrade
Precedido por
Manuel de Carvalho Pais de Andrade
Presidente da província de Pernambuco
1824
Sucedido por
Francisco de Lima e Silva
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.