Marreca-pé-vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMarreca-pé-vermelho
Amazonetta brasiliensis.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Amazonetta
Boetticher, 1929
Espécie: A. brasiliensis
Nome binomial
Amazonetta brasiliensis
(Gmelin, 1789)

A marreca-pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis) é uma espécie de marreca encontrada em grande parte da América do Sul. Pode ser encontrada em todo o Brasil, sobretudo no Rio Amazonas. Daí vem seu nome científico Amazonetta Brasiliensis (pato brasileiro do amazonas).

Os machos medem entre 40-43 cm, já as fêmeas medem entre 39-40 cm de comprimento, com espelho alar variando entre negro, verde e azul-brilhante, duas manchas claras na face, garganta branca e pescoço posterior negro. Na espécie, machos diferenciam-se das fêmeas pela presença bicos e pés vermelhos, uma vez que nas fêmeas eles são cinzentos.Outra distinção é feita por meio da vocalização, o macho dá um sibilo e a fêmea um grasnado. Também são conhecidos pelos nomes de ananaí, marreca do amazonas, marrequinha, pé-vermelho, asa-de-seda, pato brasileiro e marrequinho ananaí.

Podem ser encontradas em açudes, banhados, campos inundáveis, brejos, corixos, e as lagoas formadas entre os buritizais, onde se encontra a palmeira buriti.

Pode ser observada em bandos, de até 5-10 indivíduos, incluindo filhotes.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

  • A. b. brasiliensis
  • A. b. ipecutiri

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.