Marreca-pardinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMarreca-pardinha
Anas flavirostris.JPG
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Anas
Espécie: A. flavirostris
Nome binomial
Anas flavirostris
Vieillot, 1816
Anas flavirostris oxyptera - MHNT

A marreca-pardinha (Anas flavirostris) é uma espécie de marreca da região meridional da América do Sul. Mede cerca de 41,5 cm de comprimento, possuindo o corpo pintalgado de marrom, dorso mais escuro, peito salpicado, vértice anegrado, cauda curta e bico azul-acinzentado com base amarelada. Também é conhecida pelos nomes de assobiadeira, assoviadeira, churia-zinha, danadinha, marreca-assobiadeira, marreca-assoviadeira, marreca-pintada e parda-pequena.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas duas subespécies:[1]

  • Anas flavirostris flavirostris (Vieillot, 1816): Presente do norte da Argentina até a Terra do Fogo, nas ilhas Malvinas e Geórgias do Sul, no Uruguai e no sul e sudeste do Brasil (Carboneras & Kirwan, 2016). No Brasil ocorre desde o estado do Rio Grande do Sul até o estado de São Paulo.
  • Anas flavirostris oxyptera (Meyen, 1834): Pouco maior (43 cm), bico mais longo e dorso mais pálido; escapulares mais avermelhadas com manchas pretas menores; manchas pretas do peito menos marcadas; flancos e ventre de cor branca ou cinza pálido. Habita regiões andinas e costeiras do Pacífico, desde o centro do Peru até o norte da Argentina e Chile.

Referências

  1. «Wikiaves, a Enciclopédia das Aves do Brasil». Consultado em 29 de agosto de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.