Marron Glacê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Marron Glacé)
Ir para: navegação, pesquisa
Marron Glacê
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia
Duração 45 min. aprox.
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes[1][2]
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Gonzaga Blota[3]
Walter Campos[4][3]
Sérgio Mattar[4][3]
Gracindo Júnior[3]
Elenco Yara Cortes
Paulo Figueiredo
Sura Berditchevsky
Lima Duarte
Tereza Rachel
Armando Bógus
Ana Lúcia Torre
Laerte Morrone
Ary Fontoura
Lady Francisco
ver mais
Tema de abertura Marron Glacé, Ronaldo Resedá[5][6]
Tema de encerramento Marron Glacé, Ronaldo Resedá[5][6]
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Transmissão original 6 de agosto de 1979
29 de fevereiro de 1980
N.º de episódios 181
Cronologia
Feijão Maravilha
Chega Mais
Programas relacionados Chega Mais
Marrón Glacé
Marrón Glacé, el regreso

Marron Glacê foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, entre 6 de agosto de 1979 e 29 de fevereiro de 1980, às 19 horas[4], em 181 capítulos.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes[1][2] e dirigida por Gonzaga Blota, Walter Campos, Sérgio Mattar e Gracindo Júnior[4][3], substituiu Feijão Maravilha e foi substituída por Chega Mais[7]. Foi a 24ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Teve Paulo Figueiredo, Sura Berditchevsky, Ana Lúcia Torre, Armando Bógus, Louise Cardoso, Laerte Morrone, Nestor de Montemar, Jorge Botelho, Mila Moreira, Maria Alves, João Carlos Barroso, Heloísa Millet, Denise Dumont, Ricardo Blat, Myrian Rios, Tereza Rachel, Lima Duarte e Yara Cortes nos papéis principais.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 22 de março e 6 de agosto de 1982, substituindo Cabocla e sendo substituída por As Três Marias, em 100 capítulos[4][7][8].

Trama[editar | editar código-fonte]

Com um tom de comédia, a novela, ambientada no Rio de Janeiro, mostra o cotidiano do buffet Marron Glacé e a disputa por sua propriedade. Clotilde (Yara Cortes), conhecida como Madame Clô, é a proprietária do buffet. Mulher simples, de origem humilde, assumiu o buffet depois da morte do marido. Forte e batalhadora, Clô vive aspirando ao melhor para as filhas e trata com compreensão e amizade os seus empregados[9].

Suas filhas são Vanessa (Sura Berditchevsky) e Vânia (Louise Cardoso). Vanessa, a mais velha, é pedante, implicante e agressiva com todos à sua volta. Sente-se culpada pela morte do pai num acidente, quando guiava o carro; já Vânia, a mais nova, é alegre e expansiva, mais parecida com a mãe. Gosta de conversar com as pessoas que trabalham no buffet[9]. Ambas têm como confidente a solícita Filó (Chica Xavier), cozinheira que passou a governanta da família, a qual acompanha há muito tempo.

A trama principal se desenvolve com a chegada do garçom paulistano Otávio (Paulo Figueiredo) ao buffet depois da morte de sua mãe. Otávio é um rapaz bonito e determinado que tem por objetivo tomar posse da propriedade de Clô, que acredita ser de sua família. Procurando redimir a memória do pai, que ficou na miséria depois de ter sido roubado por um amigo, Otávio, aos poucos, torna-se homem de confiança da empresária e acaba se apaixonando por Vanessa[10].

As tramas paralelas referem-se às histórias pessoais dos empregados que compõem a equipe do Marron Glacé. Oscar (Lima Duarte, um dos empregados mais antigos de Clô, é um homem generoso e divertido, que sempre se disponibiliza a ajudar os outros. Solitário, mora com duas senhoras, Beatriz (Ema D'Ávila), conhecida como Beá, e Angelina (Dirce Migliaccio), amigas de longa data que vivem colocando o garçom em situações engraçadas. Oscar namora Stela (Ana Lúcia Torre), mulher fútil e deslumbrada que, herdeira de família falida, tenta convencê-lo à deixar a vida de garçom, que a envergonha, para casar com ela. No entanto, Oscar fica balançado com Lola (Tereza Rachel), viúva sofrida mas de bem com a vida, que o enxerga como ele é, sem se importar com aparências. A partir daí, ambos iniciam um relacionamento amoroso, o qual desperta os ciúmes de Stela, que faz de tudo para separá-los.

Os outros garçons do buffet são Nestor (Armando Bogus), Luís César (João Carlos Barroso) e Juliano (Ricardo Blat). Nestor é um solteirão de meia-idade que, alegre e brincalhão, quer casar de qualquer maneira sua irmã, Zina (Heloísa Millet), moça tímida e triste que trabalha numa loja e se sente um "Patinho Feio" por não encontrar, por conta própria, um namorado. Além disso, Nestor é apaixonado por Érica (Mila Moreira), jovem e atraente secretária de Clô, que cuida do buffet e atende aos fregueses. Luís César é um rapaz paquerador que, nas horas vagas, gosta de trabalhar como operador de som porque acredita que este é o seu futuro. Divide apartamento com Otávio e se passa por moço abastado, para namorar meninas ricas como Andreia (Denise Dumont), sobrinha de Clô. O que não sabe é que Zina é apaixonada por ele. E Juliano, jovem casado e ciumento que detesta o jeito provocante da sua esposa, a faceira Shirley (Myrian Rios), com quem tem um filho pequeno. Shirley, por sua vez, é amiga de Zina, a quem dá conselhos para conquistar Luís César[9].

Além deles, o buffet tem ainda o maître Valdomiro (Laerte Morrone), homem duro e intransigente com os garçons e que adora bajular Clô, apesar de a empresária não lhe dar tanta atenção. Valdomiro conhece Lizete (Vera Manhães), uma enfermeira, e se apaixona por ela. Perseguindo-a para reconquistá-lo está Dayse (Maria Alves), conhecida como Bizuca, patroa de Zina na loja, uma mulher escandalosa e debochada que fora sua primeira namorada e ainda é apaixonada por ele. Há também o chef de cozinha Pierre Lafond (Nestor de Montemar), muito simpático mas convencido profissionalmente e, por isso, tenciona passar a imagem de um exímio cozinheiro francês, escondendo até seu verdadeiro nome, Joaquim. Vive brigando com Valdomiro por este saber da sua origem humilde e é muito amigo dos garçons do buffet.

Há ainda o núcleo de Eleonora, (Lady Francisco), irmã de Clô. Elegante e cordial, Eleonora é casada com Ernani (Ary Fontoura), industrial sério, distinto e, no íntimo, muito fogoso. A esposa vive fazendo-lhe pirraças, por não concordar com a maneira controladora com a qual ele educa a filha do casal, Andreia, chegando até a anotar o nome dos rapazes com os quais ela sai[9]. Andreia, por sua vez, é uma moça descontraída que, por prezar tanto a liberdade, gosta de se divertir sem qualquer compromisso sério com os rapazes com quem se relaciona.

Há também o núcleo de Fábio Carlos (Jorge Botelho), jovem cirurgião plástico que, inteligente e sedutor, vive dominado pela mãe, a arrogante Leila (Rosita Thomaz Lopes), que não consente no namoro do rapaz com Vanessa pela mãe dela, Clô, ter sido pobre. Cícero (Roberto Faissal), por sua vez, é um médico íntegro e indulgente, que acha que o filho deveria tocar sua vida sem interferência dos pais e suporta, com resignação, as histerias da esposa. Leila vive em companhia da fina e sofisticada socialite Arlene.

Trabalham como empregados da família de Fábio Carlos o motorista Dirceu (Carlos Wilson, que vive paquerando Bizuca, apesar de ter um relacionamento conturbado com a batalhadora enfermeira Lizete, que, em dado momento da trama, se envolve com Valdomiro; e o fofoqueiro mordomo Nicolas (Angelito Mello), fiel escudeiro da patroa, Leila.

Em dado momento da trama, chega Eliézer (Mário Gomes), irmão mais novo de Stela. Bonito e galanteador, Eliézer compreende a real situação financeira deixada pela sua família e, para o desgosto da irmã, aceita trabalhar como garçom no Marron Glacé a convite de Oscar. Lá, desperta a atenção de Vânia, com quem engata um romance.

No último capítulo, Otávio conta para a dona do buffet que era filho do homem que o marido dela arruinou. Ao perceber que ela não sabia das armações que prejudicaram seu pai, ele descobre que de nada adiantou a sua tentativa de vingança[10]. Abandonando o noivo, Fábio Carlos, no altar, Vanessa termina a história indo para São Paulo com o seu verdadeiro amor, Otávio[7].

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator[11][12] Personagem[11][12]
Yara Cortes Clotilde (Madame Clô)
Paulo Figueiredo Otávio
Sura Berditchevsky Vanessa
Lima Duarte Oscar
Tereza Rachel Lola
Ana Lúcia Torre Stela
Armando Bógus Nestor
Louise Cardoso Vânia
Laerte Morrone Valdomiro
Maria Alves Dayse (Bizuca)
Nestor de Montemar Pierre Lafond / Joaquim
Ema D'Ávila Dona Beatriz (Dona Beá)
Dirce Migliaccio Dona Angelina
Jorge Botelho Fábio Carlos
Mila Moreira Érica
João Carlos Barroso Luís César
Heloísa Millet Zina
Denise Dumont Andreia
Ricardo Blat Juliano
Myrian Rios Shirley
Ary Fontoura Ernani
Lady Francisco Eleonora
Rosita Thomaz Lopes Leila
Roberto Faissal Cícero
Mário Gomes Eliézer
Chica Xavier Filomena (Filó)
Angelito Mello Nicolas
Isolda Cresta Arlene
Carlos Wilson Dirceu
Vera Manhães Lizete

Participações[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Arthur Costa Filho Padre que celebra o casamento fracassado de Vanessa e Fábio Carlos[12]
Carmem Figueira Nívea (amiga de Stela)
Clodovil Hernandes Ele mesmo[12]
Dary Reis Ramiro (falecido marido de Clô, pai de Vanessa e Vânia)
Eliana Araújo Norma (pretendente de Valdomiro)
Eloísa Mafalda Marta (mãe de Otávio)[12]
Nair Cristina Rita (colega de trabalho de Zina)
Ronaldo Resedá Ele mesmo
Thelma Elita Grace (amiga de Madame Clô e Eleonora)[12]
Vanusa Ela mesma[12]
Waldir Onofre Natan (primo de Bizuca)

Galeria[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[5][6][editar | editar código-fonte]

Marron Glacê - Nacional
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1979
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[6]
Produção Guto Graça Mello[11]

Capa : torso de um garçom

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Foi Para o Seu Bem"   Tim Maia Vanessa  
2. "Helena"   Byafra Madame Clô  
3. "Grilo na Cuca"   Dudu França Luís César  
4. "Coisinha Estúpida"   Jane e Herondy Luis César e Andreia  
5. "Coisas do Amor"   Elizângela Zina  
6. "Marron Glacé"   Ronaldo Resedá Abertura  
7. "Chove Lá Fora"   Tito Madi e Freddy Cole Oscar  
8. "Dança Louca"   Lady Zu Locação: Rio de Janeiro  
9. "Brigas"   Ângela Maria e Agnaldo Timóteo Oscar e Lola  
10. "Serenatas Perfumadas com Jasmim"   Guilherme Lamounier Vânia  
11. "Casinha Branca"   Gilson de Souza Otávio  
12. "Help!"   Caetano Veloso Stela  
13. "Chuva de Verão"   Hermes Aquino Geral  

Internacional [5][6][editar | editar código-fonte]

Marron Glacê - Internacional
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1979
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[6]
Produção Guto Graça Mello[11]

Capa : borboleta

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Reunited"   Peaches & Herb Valdomiro e Bizuca  
2. "Haven't Stopped Dancin' Yet"   Martinez Geral  
3. "Lotta Love"   Nicolette Larson Vânia  
4. "Another Cha Cha"   Santa Esmeralda Eleonora e Ernani  
5. "Sadness"   King Pacha Otávio  
6. "I'm a Dancer"   Dennis Parker Locação: Rio de Janeiro  
7. "I Can Still Remember"   Samantha Sang Zina e Luís César  
8. "It's a Sad Affair"   Peter Frampton Érica  
9. "Straight From The Heart"   Tavares Geral  
10. "Summer Love"   Udo Jürgens Vanessa e Fábio Carlos  
11. "Let's Fly Away"   Voyage Leila  
12. "Love Don't Live Here Anymore"   Rose Royce Juliano e Shirley  
13. "Just Walk In My Shoes"   Charisma Geral  
14. "We Got Love"   Neil Young Nestor e Érica  

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Cassiano Gabus Mendes - Trabalhos na TV Globo». Memória Globo. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. a b «Cassiano Gabus Mendes - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. a b c d e «Marron Glacê - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  4. a b c d e f g «Marron Glacê - Curiosidades». Memória Globo. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  5. a b c d «Trilha Sonora de 'Marron Glacê'». Memória Globo. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  6. a b c d e f «Marron Glacê - Trilha Sonora». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  7. a b c d e f g h i «Marron Glacê - Bastidores». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  8. «Vale a Pena Ver de Novo - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  9. a b c d «Marron Glacê - Galeria de Personagens». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  10. a b «Marron Glacê - Trama Principal». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  11. a b c d «Ficha Técnica». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  12. a b c d e f g «Marron Glacê - Elenco». Teledramaturgia. Consultado em 22 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  13. «Marron Glacê - Produção». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  14. «Marron Glacê - Figurino». Memória Globo. Consultado em 22 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)