Saltar para o conteúdo

Martelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Martelo (desambiguação).
Martelo
Martelo
Um martelo de garra moderno adequado para pregar e remover pregos
Classificação Ferramenta manual
Tipos
  • Martelo-de-orelha
  • Martelo-de-estofador
  • Martelo-de-pena
  • Martelo-de-bola
  • Martelo-de-pedreiro
  • Martelo-de-faces-macias
  • Martelo maço
  • Martelo-de-forja
Usado com Prego ou Parafusos
Inventor(es) Charles Martel (inventor do martelo moderno)
Maços de roda de carroça com cabeças de feltro presas entre arruelas de aço para uso com tímpanos
Detalhe da cabeça de um martelo de guerra
Um martelo de geólogo usado para quebrar rochas, como visto em arqueologia e prospecção

Um martelo é uma ferramenta, geralmente manual, que consiste em uma "cabeça" pesada fixada a um cabo longo que é balançada para causar um impacto em uma pequena área de um objeto. Isso pode ser, por exemplo, para pregar pregos na madeira, moldar metal (como em uma forja) ou esmagar rochas.[1][2] Os martelos são usados para uma ampla gama de aplicações de cravação, modelagem, quebra e golpes não destrutivos. As disciplinas tradicionais incluem carpintaria, ferraria, guerra e musicalidade percussiva (como com um gongo).

Martelar é o uso de um martelo em sua capacidade de ataque, em oposição a erguer com uma garra secundária ou agarrar com um gancho secundário. Martelos de carpintaria e ferraria são geralmente empunhados de uma posição estacionária contra um alvo estacionário como agarrado e impulsionado com um braço, em um longo arco plano descendente — para baixo para adicionar energia cinética ao impacto — girando principalmente em torno do ombro e cotovelo, com uma rotação pequena, mas rápida do pulso pouco antes do impacto; para impacto extremo, movimentos simultâneos do tronco e do joelho podem abaixar a articulação do ombro durante o balanço para aumentar ainda mais o comprimento do arco do balanço (mas isso é cansativo). Martelos de guerra são frequentemente empunhados em planos de movimento não verticais, com uma parcela muito maior de entrada de energia fornecida pelas pernas e quadris, o que também pode incluir um movimento de estocada, especialmente contra alvos em movimento. Pequenos martelos podem ser balançados dos pulsos em um movimento menor, permitindo uma cadência muito maior de golpes repetidos. O uso de martelos e malhos pesados para demolição deve adaptar o golpe do martelo à localização e orientação do alvo, o que pode exigir um movimento de clava ou golfe com uma pegada com as duas mãos.

A cabeça do martelo moderno é normalmente feita de aço tratado termicamente para maior dureza, e o cabo (também conhecido como haft ou helve) é normalmente feito de madeira ou plástico.

Onipresente em estruturas, o martelo de garra tem uma "garra" para arrancar pregos da madeira e é comumente encontrado em um inventário de ferramentas domésticas na América do Norte. Outros tipos de martelos variam em forma, tamanho e estrutura, dependendo de suas finalidades. Os martelos usados em muitos ofícios incluem marretas, maços e martelos de bola. Embora a maioria dos martelos sejam ferramentas manuais, martelos elétricos, como martelos a vapor e martelos de tropeço, são usados para fornecer forças além da capacidade do braço humano. Existem mais de quarenta tipos diferentes de martelos que têm muitos tipos diferentes de usos.[3]

Para martelos de mão, a empunhadura do eixo é uma consideração importante. Muitas formas de martelar à mão são trabalho pesado, e a transpiração pode levar ao deslizamento da mão, transformando um martelo em um projétil descontrolado perigoso ou destrutivo. O aço é altamente elástico e transmite choque e vibração; o aço também é um bom condutor de calor, tornando-o inadequado para contato com a pele nua em condições frias. Os martelos modernos com eixos de aço são quase invariavelmente revestidos com um polímero sintético para melhorar a empunhadura, amortecer a vibração e fornecer isolamento térmico. Um cabo adequadamente contornado também é uma ajuda importante para fornecer uma empunhadura segura durante o uso pesado. Os cabos de madeira tradicionais eram razoavelmente bons em todos os aspectos, mas carecem de resistência e durabilidade em comparação com o aço, e há problemas de segurança com cabos de madeira se a cabeça ficar solta no eixo.

A alta elasticidade da cabeça de aço é importante na transferência de energia, especialmente quando usada em conjunto com uma bigorna igualmente elástica.

Em termos de fisiologia humana, muitos usos do martelo envolvem movimentos balísticos coordenados sob intensas forças musculares que devem ser planejados com antecedência no nível neuromuscular, pois ocorrem muito rapidamente para o ajuste consciente em voo. Por esta razão, golpes precisos em velocidade requerem mais prática do que um movimento de toque na mesma área alvo. Foi sugerido que as demandas cognitivas por pré-planejamento, sequenciamento e tempo preciso associadas aos movimentos balísticos relacionados de arremesso, golpes e marteladas precipitaram aspectos da evolução cerebral nos primeiros hominídeos.[4]

História

[editar | editar código]

O uso de martelos simples data de cerca de 3,3 milhões de anos atrás, de acordo com a descoberta de 2012 feita por Sonia Harmand e Jason Lewis da Universidade Stony Brook, que enquanto escavavam um sítio perto do Lago Turcana, no Quênia, descobriram um depósito muito grande de pedras de vários formatos, incluindo aquelas usadas para golpear madeira, osso ou outras pedras para quebrá-las e moldá-las.[5][6] Os primeiros martelos foram feitos sem cabos. Pedras presas a varas com tiras de couro ou tendão animal estavam sendo usadas como martelos com cabos por volta de 30.000 a.C., durante meados do Paleolítico. A adição de um cabo deu ao usuário melhor controle e menos acidentes. O martelo se tornou a principal ferramenta usada para construção, alimentação e proteção.[7]

O registro arqueológico do martelo mostra que ele pode ser a ferramenta mais antiga para a qual existem evidências definitivas.[5][6]

Física do martelo

[editar | editar código]

Um martelo é uma espécie de ferramenta que atua como amplificador de força, servindo para converter energia cinética em trabalho mecânico. De maneira geral, ao utilizarmos um martelo para cravar um prego na madeira, podemos considerar o martelo como um objeto de massa M que é acelerado até uma velocidade V e atinge um prego de massa m, a ação de acelerar a ferramenta adiciona energia cinética pelo operador ao martelo. A partir da colisão do martelo com o prego, é transferida energia cinética do martelo ao prego. Com o efeito, o martelo é freado e o prego adentra na madeira, isto é, o martelo prega o prego. De modo simplificado, é possível descrever essa transferência de energia cinética do martelo ao prego, dada por , relacionando-a com o trabalho associado à medida do deslocamento d do prego na madeira produzido pela força F, dado por . Nesse sentido, e portanto a força aplicada ao prego pode ser descrita como .[8]

Quando o martelo golpeia, sua cabeça é travada pela força oposta, que vem do objecto; esta é igual e oposta à força que a cabeça do instrumento exerce sobre o alvo. Se o objecto for rígido e maciço, ou se estiver posicionado sobre algum tipo de bigorna, sua cabeça irá percorrer apenas uma distância muito curta (d), antes de parar. Visto que a força de travagem (F) ocorre num tempo e distância muito menor que aquela oriunda de f - F será bem maior em razão da diferença D/d. Desse modo, não é necessário usar-se muita energia para que se produza uma grande força de impacto, capaz de dobrar o ferro, ou quebrar a pedra mais dura.


Principais tipos de martelo

[editar | editar código]

À parte a maneira como são feitos, os maneios existem em vários tipos com fins específicos.

  • Martelo de orelhas - Também designado por martelo de carpinteiro, ou de unhas, tem uma extremidade fendida para arrancar pregos.
  • Martelo de estofados - É um martelo leve para pregar pregos finos, pinos ou tachas. A cabeça é achatada na parte de trás para apontar pregos pequenos.
  • Martelo de pena - Uma versão maior elo maneio de estofador.
  • Martelo de bola - Tem a forma de bola na parte de trás da cabeça e usa-se para bater metal ou aplicar rebites.Martelo de pedreiro, ou marreta e/ou picareta tem uma cabeça de aço pesada. Utilize-o para bater um formão de aço ou um escopro de pedreiro ou um cinzel de furar ou ainda o própeio martelo carrega em si o formão de aço e/ou cinzel de furar, sendo o cabo de madeira ou aço. Usar sempre luvas e óculos de protecção.
  • Maço de faces macias - Geralmente, a cabeça tem um material diferente — como cobre, borracha ou nylon — em cada face. Um dos mais úteis é o que tem uma face de borracha mole e outra de borracha dura. Muitos têm também faces amovíveis que podem ser mudadas conforme os fins ou substituídas quando estão muito gastas. Este martelo usa-se para bater numa superfície que não se quer danificar.
  • Maço - A cabeça tem as faces achatadas e é totalmente feito de madeira. Serve principalmente para bater em formões de cabo de madeira.
  • Martelo de forja - tem uma cabeça que pode pesar até 9 kg, com um cabo comprido para trabalhos pesados. Existem modelos com cabeças semelhantes às do martelo de bola, de pena e com faces achatadas. Podem dar-se pancadas mais leves segurando o martelo mesmo por baixo da cabeça e deixando cair esta no objecto a ser martelado. Para golpes mais fortes, segure-o quase pela extremidade do cabo e balance-o como um machado.
  • Bujarda - martelo com duas cabeças quadradas e revestidas de pontas, utilizado no acabamento de pedras, conferindo rusticidade aos paramentos.
  • Camartelo - é o martelo usado em canteiros de obras ou por pedreiros para desbastar pedras e tijolos, cujo formato de cabeça compõe-se de um lado agudo ou em gume com o outro rombo (redondo ou quadrado).
  • Escoda - martelo dentado usado em cantaria.
  • Estampa - martelo próprio de ferreiro.
  • Maço - Martelo de madeira usado por carpinteiros, escultores, calceteiros. A madeira absorve parte do impacto, permitindo uma maior precisão nos ferimentos.
  • Malho - Martelo grande, sem unha nem orelha, em geral cilíndrico, de ferro ou madeira.
  • Marra ou Marrão - grande martelo de ferro e cabo também de ferro, usado para quebrar pedras.
  • Marreta - grande e pesado martelo de cabo de ferro;
  • Martelo de carpinteiro
  • Martelo de cozinha - instrumento usado para amaciar carne.
  • Martelo de geologia - instrumento usado para a colecta de minerais.
  • Martinete - Martelo grande e pesado, movido por água ou vapor, e utilizado para distender barras de ferro e malhar a frio o ferro ou o aço.
  • Mascoto - martelo grande, usado no fabrico de moedas.
  • Picadeira - pequeno martelo, que tem o gume em ambos os lados da cabeça.
  • Solinhadeira - martelo usado em mineração;

Ver também

[editar | editar código]

Referências

  1. «hammer Meaning in the Cambridge English Dictionary». dictionary.cambridge.org (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2018 
  2. «How hammer is made - material, making, history, used, components, structure, steps». madehow.com (em inglês). Consultado em 21 de agosto de 2018 
  3. Akins, Ricky (6 de setembro de 2018). «40 Different Types of Hammers and Their Uses». Garage tool advisor. Consultado em 29 de outubro de 2018 
  4. Calvin, William H. (2004). A Brief History of the Mind: From Apes to Intellect and Beyond. [S.l.]: Oxford University Press. p. 47. ISBN 0-19-515907-1 
  5. a b Kate Wong (15 de abril de 2015). «Archaeologists Take Wrong Turn, Find World's Oldest Stone Tools». Scientific American. Consultado em 18 de abril de 2015 
  6. a b Hovers, Erella (maio de 2015). «Archaeology: Tools go back in time». Nature (em inglês). 521 (7552): 294–295. Bibcode:2015Natur.521..294H. ISSN 1476-4687. PMID 25993954. doi:10.1038/521294aAcessível livremente 
  7. «The history of the hammer from its prehistoric beginnings. | Tool Blogger UK». langs.co.uk. 30 de junho de 2017. Consultado em 31 de maio de 2019 
  8. Cross, Rod (setembro de 2019). «The impact of a hammer and a nail». Physics Education (5). 055022 páginas. ISSN 0031-9120. doi:10.1088/1361-6552/ab2b03. Consultado em 27 de agosto de 2022 

Ligações externas

[editar | editar código]
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons