Mary (Turcomenistão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Mary.


Mary
  Cidade  
Museu Regional de Mary
Museu Regional de Mary
Museu Regional de Mary
Localização
Mary está localizado em: Turquemenistão
Mary
Localização de Mary no Turquemenistão
Coordenadas 37° 36' N 61° 50' E
País Turquemenistão
Província Província de Mary
Características geográficas
População total (censo de 2007) 123 000 hab.

Mary, anteriormente chamada Merv, Meru e Alexandria Margiana, é uma cidade do Turquemenistão, capital da Província de Mary. Em 1999 sua população era de 123 000 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

A antiga cidade de Merv situava-se num oásis por onde passava a Rota da Seda. Foi ocupada pela Rússia Imperial em 1884. A cidade moderna foi fundada nesse mesmo ano, servindo como um entreposto militar e administrativo russo.

Depois de os Bolcheviques dominarem a cidade em 1918, a União Soviética focou-se em desenvolver Mary como um centro de produção de algodão, adotando extensas práticas de irrigação.

Em 18 de maio de 1992, após o colapso da União Soviética e da proclamação da independência do Turquemenistão a cidade passou a ser o centro da Província de Mary.

Após 2000, a cidade desenvolveu-se rapidamente, com um largo número de ruas a áreas residenciais. Foi construído um novo terminal de aeroporto, um teatro, uma biblioteca, um museu histórico, o palácio Ruhiyet, um estádio, um complexo equestre, uma piscina interior, e uma estação ferroviária renovada[1].

Em 2012, a cidade foi declarada uma das capitais culturais da Comunidade de Estados Independentes[2].

Cidades Irmãs[editar | editar código-fonte]