Masashi Kishimoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Masashi Kishimoto
岸本斉史
Comic image missing-pt.png

Nascimento 8 de novembro de 1974 (41 anos)
Local Katsuta, Okayama
Nacionalidade  Japão
Pseudônimo(s)
Trabalhos de destaque Naruto, Karakuri

'Masashi Kishimoto Nakauchi ((岸本 斉史 Kishimoto Masashi) Katsuta, 8 de Novembro de 1974) é um mangaká e escritor japonês em seus maiores trabalhos está Naruto criado em 1999, e serializado na Weekly Shōnen Jump. Também é criador de Karakuri de 1996, que recebeu o prêmio Hop Step Award, o que fez com que os editores dessem continuidade aos seus trabalhos com mangás.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Amante de lámen, Kishimoto começou a desenhar consideravelmente muito jovem, afinal desde muito novo seu maior sonho sempre foi ser um mangaká. Nasceu no distrito de Katsuta na província de Okayama. Tem um irmão gêmeo, Seishi Kishimoto criador de 666 Satan.[1] Em 2003, Kishimoto casou, mas devido a estar ocupado nunca foi em uma lua de mel com sua esposa até 2015. O casal tem um filho. O pai de Kishimoto morreu no início de 2014, o capítulo 668 de Naruto é dedicado em sua memória.[2] Durante seus últimos anos de escola, Kishimoto passou um tempo desenhando manga e foi para uma faculdade de arte com a esperança de que ele iria se tornar um artista de mangá. Ao entrar na faculdade, Kishimoto decidiu que deveria tentar criar um mangá Chanbara desde Weekly Shonen Jump não tinha publicado um título a partir desse gênero. No entanto, durante os mesmos anos, Kishimoto começou a ler Hiroaki Samura, Blade of the Immortal e Nobuhiro Watsuki de Rurouni Kenshin que usou tal gênero. Kishimoto lembra de nunca ter sido surpreendido pelo mangá desde a leitura de Akira e descobriu que ele ainda não foi capaz de competir contra eles. Em seu segundo ano de faculdade, Kishimoto começou a desenhar mangá para concursos de revistas. No entanto, ele observou que suas obras eram semelhantes aos seinen, voltado para um adulto demográfica, ao invés do mangá shōnen que é lido por crianças e adolescentes. Desejando escrever uma mangá de Shonen Jump que tem como alvo um jovem demográfico, Kishimoto encontrou seu estilo, inadequados para a revista. Ao assistir a série anime Hashire Melos!, Kishimoto foi surpreendido pelos desenhos de personagens empregados pelos animadores e ele começou a pesquisar obras de animadores. Mais tarde, ele se reuniu com Tetsuya Nishio, designer da adaptação do anime do mangá Ninku que ele considerou como uma grande influência. Agora, emulando a forma de desenhar a partir de vários designers de personagem de anime, Kishimoto observou que seu estilo começou a se assemelhar a série shōnen.

1998: Karakuri e Hop Step Award[editar | editar código-fonte]

Kishimoto começou muito jovem desenhando e escrevendo história em quadrinhos. Seus passatempos eram brincar com seus amigos e companheiros de trabalho dos super-heróis que via na TV. Quando criança seus animês preferidos eram Mobile Suit Gundam, Dr. Slump[3] Kinnikuman, Akira, Doraemon e Fist of the North Star.[4] Animês estes que teriam grande influência em sua carreira nos próximos anos. Na época da escola, pequeno, seu apelido era "Maabo"..[5] Masashi era fixado na série Doraemon,.[5] Todos os seus amigos dessa época também curtiam essa série, e todos tiraram referências para desenhar dos personagens desse série de desenhos que foi muito famosa no Japão. Kishimoto sempre foi perfeccionista, indicando erros óbvios em desenhos de outras pessoas e mostrando a melhor maneira de desenhá-los. "Agora que eu estou lembrando isso, vejo como eu era uma criança irritante", diz Kishimoto.[5]

Seu maior sonho de infância era ser um grande mangáka, em que superava vários desafios praticando e treinando bastante para desenhar bem, e assim, aos 14 anos de idade, Kishimoto desenhou Naruto pela primeira vez em sua vida, ele gostou do personagem, mas era muito diferente como o de hoje, ele usava óculos e tinha botas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. Após ter criado seu grande personagem, ele buscou desenhar mais personagens, e assim nasceu Sakura, Sasuke e etc... mas mesmo assim, eles ficaram guardados no armário um bom tempo e não foram usados.

Capa do primeiro volume do mangá Naruto.

Sua vida na adolescência era desenhar, ele gostava de desenhar mais não encontrava o verdadeiro significado da palavra "mangá", então começou a procurar inspirações como Akira Toriyama e Fujiko F. Fujio, então saiu Karakuri o mangá ficou famoso, e até conseguiu ganhar o prêmio Hop Step Award, Kishimoto se aliou aos editores, e estava pensando em seu novo trabalho. Mas nada vinha em sua cabeça, então entrou em depressão e passou por momentos difíceis. Então num dia achou os personagens, Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno que tinha desenhado há alguns anos. Ele melhorou os desenhos e começou a escrever vários roteiros e a história, levou aos editores e então saiu Naruto.

1999: Naruto é um sucesso mundial[editar | editar código-fonte]

Os editores gostaram de Naruto e o mangá foi serializado na Weekly Shōnen Jump, se tornando sucesso mundial vendendo milhões de cópias em questão de semanas. Ele se tornou um dos maiores mangakás da história. Naruto ganhou adaptação para anime em 2002, e a segunda parte do mangá também ganhou adaptação em anime, intitulado: Naruto Shippuuden.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Masashi Kishimoto recebeu o prêmio Hop Step Award
  • 5 grammys award pelo anime Naruto.
  • Premio Yakura melhor venda de um mangá. Escreveu o melhor mangá da história (Naruto).

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Mangás
One-shot
  • Bench (ベンチ) (Outubro 2010), publicado pela Weekly Shonen Jump.
  • Mario (Maio de 2013), publicado na 6ª Edição da Jump SQ.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Tekken 6 (2009, design de personagem convidado, Lars Alexandersson).
  • UZUMAKI MASASHI KISHIMOTO[6]
  • Primeiro Data Book Oficial (秘伝·臨の書キャラクターオフィシャルデータ BOOK, Hiden: Rin no Sho Character Official Data Book)[7]
  • Official Fan Book (秘伝·兵の書オフォシャルファンBOOK, Hiden: Hyō no Sho Official Fan Book)[8]
  • Segundo Data Book Oficial (秘伝·闘の書キャラクターオフィシャルデータBOOK, Hiden: Tō no Sho Character Official Data Book)[9]
  • Terceiro Data Book Oficial (秘伝·者の書キャラクターオフィシャルデータBOOK, Hiden: Sha no Sho Character Official Data Book)[10]
  • PAINT JUMP: Art of Naruto[11]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Naruto Mangá - Capítulo 56 página 01
  2. «Naruto's Masashi Kishimoto Considers Writing Sci-Fi Series Next». Anime News Network. Consultado em 2016-02-23. 
  3. name="Naruto C58
  4. Naruto Mangá - Capítulo 65 página 01
  5. a b c Naruto Mangá - Capítulo 58 página 01
  6. «The Art of Naruto: Uzumaki». Viz Media. Consultado em 2008-04-26. 
  7. «NARUTO―ナルト―[秘伝・臨の書]» (em Japanese). Shueisha. Consultado em 2008-05-03. 
  8. «NARUTO―ナルト―[秘伝・兵の書]» (em Japanese). Shueisha. Consultado em 2009-06-03. 
  9. «NARUTO―ナルト―[秘伝・闘の書]» (em Japanese). Shueisha. Consultado em 2008-05-03. 
  10. «NARUTO―ナルト―[秘伝・者の書]» (em Japanese). Shueisha. Consultado em 2009-06-03. 
  11. «PAINT JUMP Art of NARUTO-ナルト- ペイント ジャンプ» (em Japanese). Shueisha. Consultado em 2008-04-24.