Masindi (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Distrito de Masindi em vermelho

Masindi é um distrito de Uganda, localizado na Região Oeste do país, e sua principal cidade é Masindi.

Localização[editar | editar código-fonte]

Masindi faz fronteira com o distrito de Nwoya ao norte, com o distrito de Kiryandongo a leste, com os distritos de Nakasongola e Nakaseke a sudeste, com o distrito de Kyankwanzi ao sul, com o distrito de Hoima a sudeste, e com o distrito de Bulisa a nordeste. Masindi, a principal cidade do distrito, está localizada a aproximadamente 220 quilômetros (140 mi), por rodovia, da capital Kampala. As coordenadas do distrito são 1° 41′ 0″ N, 31° 44′ 0″ E.[1]

População[editar | editar código-fonte]

A região de Uganda na qual o distrito está localizado é relativamente seca, mas fértil o necessário para suportar uma população que se dedica às lides agrícolas. A maioria de seus habitantes são pobres e residem na zona rural. Apenas 5,43% da população do distrito vive em áreas urbanas.

Sua população era de aproximadamente 129.700 habitantes conforme o censo de 1991. Onze anos depois, no censo nacional de 2002, a população tinha aumentado para 208.420. Nesta época, 50,1% da população era constituída por homens, e 49,9% eram mulheres. A taxa anual de crescimento da população no distrito, nesta época, era de 5,1%. Em 2012, a população de meia-idade do distrito era estimada em aproximadamente 352.400 pessoas.[2]

A população do distrito de Masindi apresenta uma composição de etnias diversas, provenientes de 55 tribos, com predominância das tribos banyoro e bagungu, que representam 59,9% da população; das tribos alur, jonam e aringa, que perfazem 5,3% da população; os baruli formam 4,5%. Imigrantes de Ruanda, Quênia, Sudão do Sul e República Democrática do Congo têm assentamento permanentes no distrito.

Atividades econômicas[editar | editar código-fonte]

A agricultura é a principal atividade econômica do distrito. Os principais produtos são:

O distrito é líder na produção de milho.[3] Em Uganda, apenas os distritos de Iganga e de Kapchorwa produzem mais milho do que o que é produzido em Masindi.

A pesca é praticada nos rios e no lago Albert. A piscicultura é uma importante atividade econômica em mais de 250 lagos do distrito.

A produção de mel é uma atividade em crescimento na região. O turismo também está crescendo com o aumento de visitantes no Parque Nacional Murchison Falls.

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências