Massa polar atlântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Massa Polar Atlântica)
Ir para: navegação, pesquisa
Neve na zona rural de São Joaquim, Santa Catarina: a ocorrência do fenômeno é associada à atuação da massa polar atlântica.

A massa polar atlântica (mPa) é uma massa de ar de aspecto frio e úmido que é originada no Oceano Atlântico, entre o Polo Sul e a Patagônia. Atua em especial no inverno do hemisfério sul, quando favorece a influência de frentes frias principalmente na Região Sul do Brasil, provocando dias seguidos de chuvas e temperaturas baixas.[1] Sendo assim, configura-se como um dos principais influenciadores do regime pluviométrico nessa região de clima subtropical[2] e sua presença também é associada a ocorrências de neve.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eduardo de Freitas. «Massas de ar». Brasil Escola. Arquivado desde o original em 31 de janeiro de 2015. Consultado em 31 de janeiro de 2015. 
  2. Emerson Galvani e Tarik Rezende de Azevedo (16 de novembro de 2003). «A frente Polar Atlântica e as características de tempo associadas». Universidade de São Paulo (USP). Arquivado desde o original (PDF) em 31 de janeiro de 2015. Consultado em 31 de janeiro de 2015. 
  3. Sua Pesquisa. «Massas de ar no Brasil». Arquivado desde o original em 31 de janeiro de 2015. Consultado em 31 de janeiro de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.