Massacre de Campala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Massacre de Kampala)
Massacre de Campala
Local Campala, Uganda
Data 26 de junho de 1994
Tipo de ataque Assassínio em massa
Arma(s) Rifle semiautomática
Mortes 27 (incluindo o atirador)
Feridos 13


O massacre de Campala ocorreu em 26 de junho de 1994 em uma festa de casamento no bairro Naguru de Campala, Uganda. Richard Komakech, atirou em 39 pessoas, matando 26 e ferindo 13, antes de ser morto por um familiar de umas de suas vítimas.

Tragédia[editar | editar código-fonte]

Richard Komakech, um guarda da polícia militar ugandense, estava atendendo um casamento quando pediu uma das convidadas, Irene Ati, para dançar. Irene Ati declinou o convite mas Komakech insistiu várias vezes até chegar ao ponto de ficar agressivo e ter de ser afastado. Komakech começou a tumultuar a festa e foi expulso. O soldado embriagado foi buscar uma rifle semiautomática e voltar para a festa cerca de dez minutos depois. Komakech começou por matar Irene Ati, e em seguida começou a alvejar indiscriminadamente os convidados presentes, causado a morte de 26 pessoas, 14 pessoas mortas no local (incluíndo Irene Ati) e 12 morreram nos hospitais posteriormente, e deixando 13 seriamente feridas.

Komakech tentou cometer suicídio com sua rifle atirando em sua boca mas causou só ferimentos na testa e se fingiu de morto até a policia chegar. Apesar dos policiais tentarem impedir que os convidados da festa o agredissem e matassem, o pai de Irene Ati conseguiu passar pelo cordão policial e matou Komakech esmagando seu crânio. No final do massacre, um total de 27 pessoas estavam mortas.[1][2][3][4][5]

Referências

  1. 24 Killed for a dance, The Daily Topic (28 de junho de 1994)
  2. Soldier kills 14, then turns gun on himself, New Straits Times (28 de junho de 1994)
  3. Amokläufer tötet 26 Gäste einer Hochzeitsfeier, Frankfurter Allgemeine Zeitung (28 de junho de 1994)
  4. Amoklauf eines ugandischen Soldaten - 26 Hochzeitsgäste erschossen, Neue Zürcher Zeitung (June 28, 1994)
  5. Amok an Hochzeit, Blick (28 de junho de 1994)