Saltar para o conteúdo

Massacre de My Trach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Massacre de My Trach (em vietnamita: Thảm sát Mỹ Trạch) foi um morticínio de civis vietnamitas, executado pelo exército da França, em 29 de Novembro de 1947, durante a ocupação francesa do Vietnã.[1]

Parque memorial das vítimas do Massacre de My Trach, na província de Quang Binh

O massacre ocorreu na aldeia de My Trach, província de Quang Binh, quando tropas francesas obrigaram os moradores a desocuparem suas casas (que foram incendiadas), sendo conduzidos a uma ponte da estrada de ferro, situada às proximidades da aldeia. Lá, eles foram enfileirados e assassinados com rajadas de metralhadora.

Mais de 300 residentes em My Trach foram mortos[1] (quase a metade da população da aldeia), dos quais, 170 eram mulheres e 157 eram crianças.

Atualmente, no Vietnã, a data do massacre é pranteada pelos sobreviventes como o "dia do ódio".[1]

Um parque comemorativo, com uma placa contendo os nomes das vítimas, foi erigido no local, sendo considerado, pelo Ministério da Cultura do Vietnã, como parte das relíquias históricas nacionais.

Referências

  1. a b c «Anniversary of My Trach Massacre». Historical Dialogues, Justice, and Memory Network. 29 de Novembro de 2011. Cópia arquivada em 21 de abril de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]