Massaranduba (Santa Catarina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Massaranduba (Paraíba).
Massaranduba
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Massaranduba
Bandeira
Brasão de armas de Massaranduba
Brasão de armas
Hino
Gentílico massarandubense
Localização
Localização de Massaranduba em Santa Catarina
Localização de Massaranduba em Santa Catarina
Localização de Massaranduba em Santa Catarina
Massaranduba está localizado em: Brasil
Massaranduba
Localização de Massaranduba no Brasil
Mapa
Mapa de Massaranduba
Coordenadas 26° 36' 39" S 49° 0' 28" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Municípios limítrofes São João do Itaperiú, a leste; Blumenau e Jaraguá do Sul, a oeste; Guaramirim, ao norte; e Luiz Alves, ao sul.
Distância até a capital 168 km
História
Fundação 11 de novembro de 1961 (62 anos)
Administração
Prefeito(a) Odenir Deretti (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 373,296 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 14 668 hab.
Densidade 39,3 hab./km²
Clima Mesotérmico úmido, com verão quente (podendo chegar a 40°C), temperado de julho a agosto
Altitude 38 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,774 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 233 218,330 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 16 273,70
Sítio www.massaranduba.sc.gov.br (Prefeitura)
camaramassaranduba.sc.gov.br (Câmara)

Massaranduba[nota 1] é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. É conhecido como a "capital catarinense do arroz".

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Maçaranduba, variação de maçarandiba,[6] é um termo de origem tupi (mosarandiýua).[7]

Foi à presença abundante da árvore Maçaranduba que se deu a denominação a este município. Maçaranduba é nome comum a diversas espécies de árvores brasileiras, pertencentes ao gênero Manilkara, da família das sapotáceas. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, dura e homogênea que se destaca por sua resistência a umidade.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Massaranduba foi criado pela lei estadual nº 247 de dezembro de 1948, da Assembleia Legislativa do Estado, desmembrado dos municípios de Blumenau, Itajaí e Joinville. Porém pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949 a sede e denominação passaram de Massaranduba para o 2º Distrito de Guaramirim. Finalmente, através da Lei Estadual nº 746/61, de 29 de agosto de 1961, foi emancipado definitivamente o município de Massaranduba.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Braço Direito

Colonizado por italianos a partir do braço direito do leito do Rio Luís Alves, daí o nome, estruturou-se a partir de pequenas propriedades rurais. Os descendentes de italianos ainda hoje buscam cultivar algumas tradições herdadas, como os festejos de ano novo, quando as crianças visitam as casas para desejar um "bom princípio", além da festa de reis, chamada "Pavarui Pavarelli", e a religiosidade católica.

Patrimônio

Foi um dos primeiros bairros da cidade, onde se instalaram os primeiros imigrantes alemães da cidade, que até hoje com seus devidos descendentes representam 85% dos moradores da rua. Hoje é considerado um bairro pacato de classe média.

Massarandubinha

Massarandubinha é uma pequena comunidade rural localizada próxima ao Guarani-Açú e ao Alto Freimann. A agricultura é a principal atividade econômica, com destaque para o arroz e a banana. Poucas indústrias de conserva e de roupas se localizam lá. A escola da comunidade é a Felipe Manke e a igreja, a Nossa Senhora da Glória. A descendência dos habitantes é em maioria alemã, polonesa e italiana, com a religião predominantemente católica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Segundo as normas ortográficas em vigor, o nome deste município deveria ser grafado Maçaranduba, com ç, pois é de origem indígena (do tupi, "pau escorregadio"[5])

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 15 de fevereiro de 2014 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. Infopedia
  6. Dicionário Michaelis
  7. Dicionário Michaelis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Massaranduba (Santa Catarina)


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.