Massive Attack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Massive Attack
Massive Attack.jpg
Massive Attack em concerto, 2007
Informação geral
Origem Bristol, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Trip hop, Electronica, Soul

new wave, Trilha sonora

Período em atividade 1988 - atualmente
Gravadora(s) EMI
Virgin
Afiliação(ões) The Wild Bunch
Tricky
Portishead
Integrantes Robert Del Naja ("3D")
Grant Marshall ("Daddy G")
Ex-integrantes Andrew Vowles ("Mushroom")
Página oficial MassiveAttack.co.uk

Massive Attack é uma banda de trip hop inglesa, formada na cidade de Bristol no ano de 1988. Os seus membros são "3D" (Robert Del Naja) e "Daddy G" (Grant Marshall)[1].

Membros[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Del Naja é um dos fundadores do Trip-Hop de Bristol e membro da banda Massive Attack que lançou o seu primeiro álbum em 1991, Blue Lines, caracterizado por uma mistura de hip-hop, jazz e soul com batidas desaceleradas e densas, dando origem ao trip-hop.

O segundo álbum em 1994, Protection, caracterizou-se mais pelo uso de instrumentos de corda e bateria dub, além da participação da vocalista Tracey Thorn da dupla Everything but the Girl.

O álbum seguinte dos Massive Attack, intitulado Mezzanine e lançado em 1998, caracterizou-se por ter mais presente as guitarras na base das músicas. Del Naja declarou que este álbum estava mais a seu gosto. Porém ele também admitiu que adquiriu o seu próprio modo "sendo teimoso, enquanto tinha acessos de raiva — o habitual comportamento infantil de merda."[2]. Também marcou este trabalho a presença da própria voz do Robert em músicas como Inertia Creeps e Risingson. Inertia Creeps foi influenciada pelas experiências de Del Naja em Istambul. O disco em si explora batidas de várias culturas. Nessa fase, a vida pessoal e o relacionamento entre os membros da banda estavam conturbados. Eles desentendiam-se publicamente até que Mushroom decidiu deixar a banda. Mas a polémica não terminou por ali, já que nessa mesma época Robert Del Naja foi acusado pelo Governo de aceder a sites de conteúdo pornográfico infantil. Nada foi provado. Acredita-se que isso tenha a ver com o protesto contra a guerra do Iraque feito na mesma época por ele e o vocalista dos Blur, Damon Albarn, que compraram anúncios de páginas de revistas inteiras para expressar o seu descontentamento com o envolvimento da Inglaterra na guerra Estados Unidos da América - Iraque.

100th Window, 2003, o quarto álbum do Massive Attack, era definitivamente para ser um projeto solo de Del Naja. Atraiu muitas críticas positivas como a da Stylus Magazine que dizia: "O 100th Window é uma Obra-Prima do seu género" e "...Soa fresco e maravilhoso".

Em 2004, a música Teardrop foi escolhida como tema de abertura da série House M.D.

Após 15 anos de carreira vem o Collected lançado no ano de 2006, que reúne os maiores sucessos, músicas inéditas e raras em dois álbuns. Destaques para as faixas Live with Me e False Flags, que, de acordo com Del Naja, dão uma prévia do que seri o próximo álbum.

A banda volta a gravar Weather Underground, o futuro álbum de originais.

O jornal britânico The Times disponibilizou para download uma colectânea com remixes e raridades disponíveis somente para quem adquirisse o periódico. O single contou com a colaboração de renomeados DJ's e membros de outras bandas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Myspace oficial (2007) Massive Attack: Informações Gerais Myspace.com (Página visitada em 7 de janeiro de 2008
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.