Master of the Flying Guillotine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Master of the Flying Guillotine
O Mestre da Guilhotina Voadora (BRA)
Hong Kong
1975 •  cor •  93 min 
Género artes marciais
Direção Jimmy Wang Yu
Roteiro Jimmy Wang Yu
Elenco Jimmy Yu Wang
Kang Kam
Idioma chinês

O Mestre da Guilhotina Voadora (também conhecido como O Boxeador de Um Braço II ou Boxeador de Um Braço vs. Guilhotina Voadora), de 1975, é um filme de artes marciais de Hong Kong estrelando Jimmy Wang Yu, que também escreveu e dirigiu o filme. Este filme é uma continuação de um outro filme de Yu, O Boxeador de Um Braço, de 1971.

O filme fala sobre o Boxeador de Um Braço (Yu) sendo caçado por um assassino imperial, mestre dos dois lutadores mortos no primeiro filme. Assim que o Boxeador de Um Braço foi convidado a participar de um torneio de artes marciais, seus esforços para passar despercebido falham e o assassino logo o rastreia.

O título se refere à arma do assassino, a então chamada "Guilhotina Voadora", que lembra um chapéu com um conjunto de lâminas, preso por uma longa corrente. Assim que envolvem a cabeça do alvo, as lâminas facilmente o decapitam com uma puxada rápida na corrente.

Impacto[editar | editar código-fonte]

O Mestre da Guilhotina Voadora é considerado um clássico e influenciou muitos filmes de artes marciais que se seguiram.

Foi homenageado no filme Kill Bill, de Quentin Tarantino, que usou a música-tema durante a cena da "Casa das Folhas Azuis". Também, a arma de Gogo Yubari, uma bola de ferro com lâminas retráteis, pode ser considerado uma alusão à guilhotina voadora.

As habilidades da personagem Dhalsim, o jogo Street Fighter, remete às habilidades do lutador indiano presente no filme, que usava algo parecido com yoga para esticar os seus membros.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.