Matéria (jornalismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em jornalismo, no Brasil, matéria é sinônimo de material jornalístico como notícia, artigo ou reportagem. [1] [2]

A objetividade jornalística é um atributo do texto final. Mas, para chegar a ela, além de possuir um estilo claro e conciso, o jornalista deve procurar exaustivamente os fatos, manter com eles uma relação de honestidade e saber hierarquizá-los.

A matéria jornalística deve ter algumas propriedades, como credibilidade, oportunidade, precisão, abrangência, consistência, que, em conjunto, produzem sua propriedade fundamental: a utilidade. Sendo rigorosamente uma matéria jornalística, suas informações podem ser um instrumento de apoio à decisão.

Referências

  1. Rafe Aguiar (7 de abril de 2016). «Dicionário Jornalístico: entenda todos os jargões». Coisas de Jornalista. Consultado em 13 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2016 
  2. «Dicas essenciais de jornalismo: Como redigir uma matéria ao cobrir uma notícia». IJNet. 18 de março de 2015. Consultado em 13 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2016 


Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.