Matéria (jornalismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em jornalismo, no Brasil, matéria é sinônimo de material jornalístico como notícia, artigo ou reportagem. [1] [2]

A objetividade jornalística é um atributo do texto final. Mas, para chegar a ela, além de possuir um estilo claro e conciso, o jornalista deve procurar exaustivamente os fatos, manter com eles uma relação de honestidade e saber hierarquizá-los.

A matéria jornalística deve ter algumas propriedades, como credibilidade, oportunidade, precisão, abrangência, consistência, que, em conjunto, produzem sua propriedade fundamental: a utilidade. Sendo rigorosamente uma matéria jornalística, suas informações podem ser um instrumento de apoio à decisão.

Referências

  1. Rafe Aguiar (7 de abril de 2016). «Dicionário Jornalístico: entenda todos os jargões». Coisas de Jornalista. Arquivado desde o original em 13/09/2016. Consultado em 13 de setembro de 2016. 
  2. «Dicas essenciais de jornalismo: Como redigir uma matéria ao cobrir uma notícia». IJNet. 18/03/2015. Arquivado desde o original em 13/09/2016. Consultado em 13 de setembro de 2016. 


Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.