Matagal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Mato redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Mato (desambiguação).
Matagal no condado Prince Edward.

Matagal ou arbustal[1] é o termo genérico que se dá à formação vegetal composta majoritariamente de arbustos (ou "mato"), com algumas árvores esparsas. Possui uma vegetação mais "fechada" que a da savana, o que dificulta a circulação de animais maiores.

Alguns trabalhos de geobotânica mais antigos também utilizam os termos ingleses "thicket" e "scrub", às vezes aportuguesado como "escrube".

Diferencia-se da floresta por não possuir árvores em número suficiente para que as copas destas se fechem, o que impediria o crescimento dos arbustos por insuficiência de luz solar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Oliveira-Filho, A. T. 2009. Classificação das Fitofisionomias da América do Sul extra-Andina: Proposta de um novo sistema – prático e flexível – ou uma injeção a mais de caos?. Rodriguésia 60 (2): 237-258, [1].