Matt Stone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Matt Stone
Nascimento 26 de maio de 1971 (47 anos)
Houston
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Columbine High School, Universidade do Colorado em Boulder
Ocupação diretor de televisão, diretor de cinema, animador, cantautor, roteirista, produtor cinematográfico, produtor de televisão, dublador, ator de televisão, letrista, ator de cinema
Prêmios Prêmio Peabody, Prêmios Emmy do Primetime, Laurence Olivier Award
Religião ateísmo

Matt Stone (Matthew Richard Stone, Houston, 26 de maio de 1971) é um animador, roteirista, diretor cinematográfico, dublador e ator americano.

Junto com Trey Parker, ele é um dos criadores da cômica série de televisão South Park e o show da Broadway, The Book of Mormon.

Stone e Parker mudaram-se para Los Angeles e escreveram seu segundo filme, Orgazmo (1997). Antes da estréia do filme, South Park estreou no Comedy Central em agosto de 1997. A dupla, que possui controle criativo total do show, produziu desde música e videogames baseados no show, que continua a ser executado. Eles trabalharam em um filme chamado South Park: Bigger, Longer & Uncut (1999), que recebeu elogios da crítica e dos fãs. Juntamente com Parker, ele também produziu vários longas-metragens e séries de televisão, incluindo Team America: World Police (2004). Depois de vários anos de desenvolvimento, The Book of Mormon, um musical co-escrito por Stone, Parker e o compositor Robert Lopez, estreou na Broadway e tornou-se imensamente bem-sucedido. Em 2013, ele e Parker estabeleceram seu próprio estúdio de produção, o Important Studios. Stone recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo cinco Prémios Emmy do Primetime por seu trabalho em South Park, bem como três Tony Awards e um Grammy Award por O Livro dos Mórmons.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Matthew Richard Stone nasceu em 26 de maio de 1971 em Houston, Texas, filho do professor de economia Gerald Whitney Stone e Sheila Lois (Belasco), sendo esta última judia.[1] Os personagens de South Park Gerald e Sheila Broflovski foram nomeados com base neles. Stone e sua irmã mais nova Rachel foram criados em Littleton, Colorado, um subúrbio de Denver, Colorado, onde ambos frequentaram a Heritage High School. Ele se formou na Universidade do Colorado em Boulder.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Colaborações com Trey Parker[editar | editar código-fonte]

Outros filmes[editar | editar código-fonte]

Voz[editar | editar código-fonte]

Vozes em "South Park":

Ligações externas[editar | editar código-fonte]