Matthew Festing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matthew Festing
Príncipe e Grão-Mestre da Soberana Ordem Militar de Malta
Reinado 11 de março de 2008 – 28 de janeiro de 2017
Antecessor Giacomo dalla Torre del Tempio di Sanguinetto
Sucessor Ludwig Hoffmann von Rumerstein
 
Nome completo
Robert Matthew Festing
Nascimento 30 de novembro de 1949 (67 anos)
  Northumberland, Inglaterra, Reino Unido
Pai Sir Francis Festing
Mãe Mary Cecilia Riddell

Robert Matthew Festing GColSE (Northumberland, 30 de novembro de 1949) foi o 79.º e o terceiro grão-mestre inglês da Ordem Soberana e Militar de Malta desde 1258, atuando de 2008 a 2017.

Seu título completo era: Sua Mais Eminente Alteza Fra Matthew Festing, Príncipe e Grão-Mestre da Ordem Militar Soberana e Hospitalar de São João de Jerusalém, de Rodes e Malta, Mais Humilde Guardião dos Pobres de Jesus Cristo.

A 23 de novembro de 2010 foi agraciado com o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal.[1]

Em dezembro de 2016, Albrecht Freiherr von Boeselager, um dos cavaleiros de topo da ordem foi demitido por ter permitido a utilização de preservativos num projeto no âmbito da saúde destinado aos pobres em África.

Albrecht, que ocupava o cargo de Grande Conselheiro na ordem, apelou ao papa depois de ter sido destituído por Festing e Francisco criou uma comissão para analisar a situação.

Num desafio claro ao chefe do Vaticano, o grão-mestre da ordem criticou a decisão papal, considerando a comissão ilegítima, e nomeou a sua própria comissão. Em 24 de janeiro de 2017 a poucos dias da comissão do papa dar o seu veredicto sobre o caso, Mathew Festing foi chamado por Francisco, que o sugeriu a demitir-se, tal como aconteceu[2].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.