Maurício Arruda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Maurício Arruda
Nascimento 18 de maio de 1964 (54 anos)
Londrina
Cidadania Brasil
Cônjuge Lorena Calabria
Ocupação escritor

Maurício Arruda (São Paulo, 18 de maio de 1964) é um diretor de televisão e roteirista de cinema e televisão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mauricio Arruda formou-se em Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1986, é casado com a apresentadora Lorena Calabria e tem duas filhas.

Foi diretor geral do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, 2012 a 2018.

Começou a carreira em 1987 como produtor e redator do programa TV Mix, da TV Gazeta de São Paulo, dirigido por Fernando Meirelles.

Em 1988, foi colaborador de Carlos Lombardi na novela Bebê a Bordo, da Rede Globo. Também com Carlos Lombardi escreveu as novelas Perigosas Peruas (1992), Quatro por Quatro (1994) e Vira-Lata (1996)

Entre 1990 e 1991 participou da criação e foi roteirista dos programas TV da Tribo, na TV Bandeirantes, apresentado por Tadeu Jungle; Gente de Expressão, na TV Manchete, apresentado por Bruna Lombardi e Matéria Prima, da TV Cultura, apresentado por Serginho Groisman.

Em 1993, foi corroteirista da novela A Banqueira do Povo, da RTP de Portugal, escrita por Patricia Mello e dirigida por Walter Avancini. No mesmo ano, criou e dirigiu o programa Fanzine, da TV Cultura de São Paulo, apresentado por Marcelo Rubens Paiva.

Em 1994, criou e dirigiu Copa Na Mesa, o primeiro programa ao vivo da MTV, apresentado por Astrid Fontenele, Walter Casagrande Júnior, Marcelo Fromer e Nando Reis.

De 1995 a 1999 fez roteiros para os programas Turma da Cultura, Castelo Rá-Tim-Bum e Minuto Científico, da TV Cultura de São Paulo, os dois últimos dirigidos por Cao Hamburguer; Professor Planeta, da ESPN Brasil e Fora do Ar, da Rede Globo, apresentados por Marcelo Tas; Turma da Cultura, da TV Cultura; 500 Anos de História do Brasil, do GNT, com Fernando Morais e programa Zapping, da TV Record.

Entre 2000 e 2007 foi um dos criadores e roteiristas da série Retrato Falado, do Fantástico da Rede Globo, estrelado por Denise Fraga e dirigido por Luiz Villaça. Com a mesma equipe, também para o Fantástico, criou e escreveu as séries Copas de Mel, com Denise Fraga, Selton Mello e Fabio Assunção; Dias de Glória e Te Quiero América, com João Miguel.

Entre 2000 e 2010 criou e dirigiu o programa Altas Horas, da Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman.

Em 2011 roteirizou os quadros "Cupido" e "Anjo da Guarda" apresentados por Patrícia Poeta no Fantástico.

Em 2012 criou o argumento da série "A Mulher do Prefeito", com Tony Ramos e Denise Fraga, indicada ao Emmy Internacional.

Roteiros para cinema[editar | editar código-fonte]

Em cinema foi roteirista, com José Roberto Torero, do curta-metragem [Uma História de Futebol], dirigido por Paulo Machline, indicado ao Oscar 2001 como melhor curta-metragem de ficção. Também escreveu os roteiros dos filmes Contador de Histórias, com Maria de Medeiros, dirigido por Luiz Villaça e Amanhã Nunca Mais, com Lázaro Ramos, dirigido por Tadeu Jungle.

Em 2010 roteirizou e dirigiu com Carlos Nader o documentário "Soberano - Seis Vezes São Paulo" sobre os seis títulos brasileiros do São Paulo Futebol Clube.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Com o curta-metragem "Uma História de Futebol", vencedor do Shorts International Film, Festival de New York; Prêmio do júri no Festival de Chicago, Prêmio do público no Festival de Cinema de Brasília; Melhor curta-metragem no Grande Prêmio Cinema Brasil; indicado ao Oscar 2001 como melhor curta-metragem de ficção.
  • Pela série "Minuto Científico", Prêmio da Cidade de Montreal na categoria produção juvenil do Festival Téléscience; Prêmio de melhor infanto-juvenil no Primeiro Encontro Latino-Americano de TV; Prêmio Especial de Melhor Produção Extra Européia no Prix Leonardo, em Parma, na Itália.
  • "A Mulher do Prefeito", série indicada ao Emmy Internacional em 2014.