Maurice Joyeux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maurice Joyeux (Paris, 29 de janeiro de 1910 – Paris, 9 de dezembro de 1991) foi um militante e escritor anarquista francês. Inicialmente um mecânico e depois livreiro, ele é uma figura proeminente no movimento libertário.[1]

Militante anarco-sindicalista na CGTU e depois na Força Ouvrière[2], reconstruiu duas vezes a Federação Anarquista, primeiro após a Segunda Guerra Mundial, depois em 1953 [3] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Caso 4439 no columbário Père-Lachaise .

Órfão da guerra (seu pai era um militante socialista), Maurice Joyeux foi aprendiz desde muito cedo, depois se tornou trabalhador.

Aos 14 anos, ele foi preso pela primeira vez e multado em 1.000 francos por quebrar uma costela do patrão com quem era aprendiz de chaveiro, que havia levantado a mão sobre ele [4] .

Em 1928, ele antecipa o alistamento e cumpre o serviço militar no Marrocos no 135º Regimento de comboio de automóveis, então, após ter sido condenado a um ano de prisão por briga com seu superior, foi parar em um regimento disciplinar em Colomb-Béchar (Argélia) [4] .

Sindicalista e refratário[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro contato com o anarquismo ocorreu em 1927 durante a campanha em favor de Sacco e Vanzetti[5].

Nessa poca milita dentro da CGTU e se engaja no Comitê de Desempregados do qual passa a ser secretário [1] .

Em 1933, na sequência da ocupação e saque do consulado polaco em Levallois-Perret (Sena) para protestar contra a morte de um trabalhador polaco num quartel onde os ratos comeram metade de seu braço, Joyeux foi detido na prisão de Santé. Ele compareceu perante a 13ª Câmara Correcional, que o condena a três meses de prisão e a 25 francos de multa por quebrar uma cerca, invasão de casa e vadiagem. Ele relata esse período em seu livro O Consulado Polonês.[4]

Em 1935, por da sua recusa em se filiar ao Partido Comunista, foi excluído pela CGTU da direção do Comitê de Desempregados. Ele então se juntou à União Anarquista [6] e e sentenciado a seis meses de prisão por violência contra agentes. Em 1936, participa da ocupação de fábricas e lidera a Frente Revolucionária. Em 1938, ele ainda pagou novamente seis meses de prisão por violência.[1]

Refratário após a entrada na guerra da França, Joyeux foi preso em 1940, condenado a 5 anos de prisão e encarcerado em Lyon, na prisão de Montluc, de onde escapou após ter fomentado um motim[7], mas foi levado de volta e não foi libertado até 1944 . Este é o assunto de seu livro Mutinerie à Montluc publicado em 1971.[3]

Reconstrução da Federação Anarquista[editar | editar código-fonte]

Após a Segunda Guerra Mundial, ele estava entre os refundadores da Federação Anarquista ao lado, em particular, de Robert Joulin, Henri Bouyé, Georges Fontenis, Suzy Chevet, Renée Lamberet, Georges Vincey, Aristide e Paul Lapeyre, Maurice Fayolle, Maurice Laisant, Giliane Berneri, Solange Dumont, Roger Caron, Henri Oriol e Paul Chery [8] .

Assume a gestão do jornal Le Libertaire de 21 de agosto de 1947 à 5 de agosto de 1949.[3]

Por um artigo publicado no jornal em 3 de abril de 1947 e intitulado "Preparação militar", ele foi condenado, em 17 de fevereiro de 1948, à pagar 5.000 francos de multa, pela 17ª Câmara Correcional. E em 4 de novembro de 1950, é condenado por "apologia do assassinato", sobre um artigo publicado no Libertaire em 17 de fevereiro, à pagar uma multa de 40.000 francos[3] .

A partir de 1948, ele esteve ativamente envolvido no sindicato CGT-FO [1] .

Um pouco mais tarde, ele abriu uma livraria em Paris, Le Château des brouillards [3] .

Em 1953 ocorre a divisão da Federação Anarquista: Georges Fontenis, que criou a Organização Pensée Bataille (OPB), uma organização clandestina dentro da federação, provocou a fragmentação da Federação em várias organizações, incluindo a Federação Comunista Libertária (FCL).

Anarco-sindicalista e antimarxista confiante[9], participou da reconstrução da Federação Anarquista em torno de um novo jornal, Le Monde libertaire e de sua própria livraria, Publico. Os princípios básicos do novo FA são escritos de forma a reunir o maior número de anarquistas de todas as tendências. Uma aposta difícil de fazer, porque ele foi obrigado a se comprometer com os anarquistas individualistas. O resultado é um modo de operação que ele considerou "impossível": decisão unânime, cabendo a cada membro da FA o direito de veto sobre qualquer orientação da FA.

Em setembro de 1960, ele está entre os signatários do Manifesto dos 121, intitulado "Declaração sobre o direito à insubordinação na guerra da Argélia".

Em maio de 68, com sua sócia Suzy Chevet (1905-1972), e o Grupo Louise Michel, criou La Rue, uma revista de expressão cultural libertária, da qual foram publicados 87 números, de 1968 a 1987[10][11].

Em 1981, Joyeux foi o primeiro convidado da Radio Libertaire, rádio gratuita da Federação Anarquista em Paris [1] .

Era amigo de André Breton, Albert Camus [12], Georges Brassens e Léo Ferré .

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Le Consulat polonais, Calmann-Lévy, 1957 (roman).
  • L’Anarchie et la société moderne. Précis sur une structure de la pensée et de l’action révolutionnaires et anarchistes, Nouvelles Éditions Debresse, 1969.
  • L’Anarchie et la révolte de la jeunesse, Casterman, 1970.
  • Mutinerie à Montluc, Éditions La Rue, 1971.
  • L’Écologie, La Rue, 1975.
  • Bakounine en France, La Rue, 1976.
  • L’Anarchie dans la société contemporaine : une hérésie nécessaire ? , Casterman, 1977, OCLC 4369078, 1996.
  • L'Hydre de Lerne, collection La Brochure anarchiste, édition du Monde libertaire, Paris, 1983, 3e réédition (texte d'Predefinição:Date-).
  • Karl Marx, le ténia du socialisme !, La Rue, 1983.
  • Sous les plis du drapeau noir et Souvenirs d'un anarchiste ; 2 tomes de souvenirs, Éditions du Monde Libertaire, 1988.

Artigos[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Audiovisual[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Áudio[editar | editar código-fonte]

  • L’anarchie et la société moderne, conférence, 22 min, écouter en ligne.
  • Mémoire du siècle : Maurice Joyeux : émission de France Culture produite par Antoine Spire et diffusée pour la première fois le Predefinição:Date- : un long entretien de Maurice Joyeux avec Antoine Spire où il évoque tout son parcours de militant anarchiste, libertaire et anarcho-syndicaliste

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d e L'Éphéméride anarchiste : notice biographique.
  2. Gérard da Silva, Histoire de la CGT-FO et de son union départementale de Paris 1895-2009, L'Harmattan, 2009, page 405.
  3. a b c d e Dictionnaire biographique, mouvement ouvrier, mouvement social : notice biographique.
  4. a b c Dictionnaire des anarchistes, « Le Maitron » : notice biographique.
  5. Cédric Guérin, Anarchisme français de 1950 à 1970, Mémoire de Maitrise en Histoire contemporaine sous la direction de Mr Vandenbussche, Villeneuve d’Ascq, Université Lille III, 2000, texte intégral, page 19.
  6. Sylvain Boulouque (2013). Dictionnaire Albert Camus. [S.l.]: Robert Laffont 
  7. Michel Ragon, D'une berge l'autre, page 113.
  8. Cédric Guérin, Anarchisme français de 1950 à 1970, Mémoire de Maitrise en Histoire contemporaine sous la direction de Mr Vandenbussche, Villeneuve d’Ascq, Université Lille III, 2000, texte intégral, page 10.
  9. Anarlivres : notice biographique.
  10. L'Éphéméride anarchiste : La Rue.
  11. Notice : Sudoc
  12. Harold Bloom (2009). Albert Camus (em inglês). [S.l.]: Infobase Publishing 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]