Jornal da Gazeta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mauro Chaves)
Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Logomarca que ficou de 2014 a 2020.
Informação geral
Formato telejornal
Gênero jornalismo
Duração 60 minutos
Estado em exibição
País de origem Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Valeska Stanczik
Produtor(es) Paulo Henrique C. Silva
Apresentador(es) Luciana Magalhães
Laerte Vieira
Exibição
Emissora original TV Gazeta
Formato de exibição
Transmissão original Primeira Fase: 26 de janeiro de 1970 – 1993

Segunda Fase: 16 de julho de 2001 - presente

Cronologia
Programas relacionados Gazeta News

Jornal da Gazeta é um telejornal brasileiro da TV Gazeta exibido desde 1970. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19 horas.

Os âncoras do telejornal são Laerte Vieira e Luciana Magalhães. Os comentaristas são Denise Campos de Toledo (economia), José Nêumanne Pinto (Direto ao Assunto), Liliane Ventura e Josias de Souza (política).

De segunda a sexta, às sete da noite, o Jornal da Gazeta apresenta as principais notícias do dia, reportagens especiais e entrevistas no estúdio com políticos, economistas e analistas da conjuntura brasileira. As entrevistas são conduzidas por Denise Campos de Toledo.

Em 1990, com a mudança de programação da TV Gazeta, forma criados três telejornais: Gazeta Paulista, Gazeta Notícia e Jornal da Gazeta, que era exibido de segunda a sábado às 19h15 e algumas semanas depois, às 19h20.

Foi apresentado por Kátia Maranhão e Suzana Rangel, ambas vindas do SBT. Pouco tempo depois, com a saída de Kátia Maranhão, Suzana Rangel dividiu o telejornal com Lídia Andreatta, vinda da Rede Manchete. Suzana Rangel também deixou o telejornal e em seu lugar, ficou Míriam Castro, então apresentadora do Gazeta Paulista. O jornal também foi apresentado eventualmente por Adriana Morais.

Algum tempo depois, sem maiores explicações, o Jornal da Gazeta, assim como o Gazeta Paulista e o Gazeta Notícia saíram do ar.

Entre 1991 e 2000, o Jornal da Gazeta ficou fora do ar para dar lugar ao Fala Brasil e depois pelo Jornal da OM que posteriormente se tornou CNT Jornal em Maio de 1993, devido a uma parceria da Gazeta com a CNT.

Em 16 de julho de 2001, o Jornal da Gazeta voltou ao ar numa parceria com o jornal Gazeta Mercantil enquanto o CNT Jornal passou a ser exibido somente na CNT.

A emissora, de 2 de abril de 2012 até 2 de novembro de 2018, exibiu uma versão às dez da noite, denominada Jornal da Gazeta - Edição das 10, com trinta minutos de duração e reexibindo as noticias anteriormente mostradas.[1]

Em 5 de novembro de 2018, a emissora extinguiu a versão reduzida do JG e demitiu 80% da equipe, entre eles os apresentadores Gabriel Cruz, Rodolpho Gamberini e Stella Gontijo, e o comentarista Joseval Peixoto, que tinha estreado dias antes, além do Diretor de Jornalismo da emissora, Dácio Nitrini.[1] Em 6 de março de 2019, Laerte Vieira assumiu o comando e divide com Luciana Magalhães a apresentação do telejornal.[2] Em 22 de abril, foi anunciada a saída de Maria Lydia Flândoli do JG e da emissora, cuja despedida foi no dia 30.[3] Ela era apresentadora do jornal e fazia as entrevistas de estúdio. No dia 26 de junho, Tássia Sena, apresentadora do tempo e eventual, também deixou o jornal e a emissora, seguindo para a TV Globo São Paulo.

Referências

  1. a b Rafael Bruza (9 de novembro de 2018). «TV Gazeta demite 80 funcionários e reduz equipe de jornalismo em SP». Independente Jornalismo Alternativo. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  2. Cadu Safner (6 de março de 2019). «Laerte Vieira reestreia na bancada do Jornal da Gazeta». Observatório da Televisão. Consultado em 9 de março de 2019 
  3. «Jornalista Maria Lydia Flandoli deixará TV Gazeta após 28 anos». IstoÉ. 25 de abril de 2019. Consultado em 4 de setembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]