Mauser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada nos artigos correspondentes noutras línguas e também na página de discussão.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Mauser
Indústria Armas de fogo
Fundador(es) Wilhelm & Paul Mauser
Área(s) servida(s) Mundo
Proprietário(s) Lüke & Ortmeier Gruppe
Pessoas-chave Irmãos Mauser
Antecessora(s) Königlich Württembergische Gewehrfabrik
Sucessora(s) Mauser Jagdwaffen GmbH
Website oficial https://www.mauser.com/en/ www.mauser.com/en
Carabina Modelo 1894. usada no Brasil

Mauser, inicialmente como Königliche Waffen Schmieden, é uma fabricante alemã de armas. Sua linha de fuzis de ação rápida e pistolas semiautomáticas foram produzidas desde a década de 1870 para as forças armadas alemãs. No final do século XIX e início do século XX, os desenhos da Mauser também foram exportados e licenciados para um grande número de países que os adotaram como armas de fogo militares e civis esportivas.[1] O Mauser modelo 98, em particular, foi amplamente adotado e copiado, e é a base de muitos dos fuzis esportivos de ação.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Fundada como Königliche Waffen Schmieden em 31 de Julho de 1811, por Frederico I de Württemberg. Originalmente localizada em parte em Ludwigsburg e em parte em Christophsthal, a fábrica foi transferida para Oberndorf no antigo Claustro Agostinho. Andreas Mauser era o mestre armeiro de lá.[3][1] Dos seus sete filhos que trabalharam com ele, Peter Paul Mauser mostrou uma excelente capacidade de desenvolver métodos de operação mais rápidos e eficientes. Seu irmão mais velho, Wilhelm, assumiu muitos dos deveres de seu pai quando o mesmo ficou doente.[3]

Em 1867, Wilhelm Mauser e Paul Mauser desenvolveram uma espingarda utilizando um sistema de rotação melhorado baseado na Chassepot (fusil modele 1866), por sua vez uma versão melhorada, e baseada em um design Prussiano. O design da Mauser era conhecido em serviço como o Gewehr 71 (modelo de arma de infantaria de 1871). A produção começou na fábrica em Oberndorf para a versão de infantaria de 11 x 600 mm de um longo cano de 850 mm. Versões menores foram introduzidas posteriormente. Entre elas, a Jäger de comprimento 700 mm e a de 500 mm para cavalaria.

Armas de fogo Mauser pré-1945[editar | editar código-fonte]

Fuzis[editar | editar código-fonte]

M93 Espanhol[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Mauser Modelo 1893

O Mauser Model 1893 é um rifle de ação rápida comumente chamado de "Mauser espanhol", embora o modelo tenha sido adotado por outros países em outros calibres, mais notavelmente o Império Otomano. O M93 introduziu um carregador de caixa de coluna com cambalhotas curtas como padrão, segurando cinco munições niveladas 7×57mm Mauser sem fumaça, que poderia ser rapidamente recarregado empurrando uma tira de munições do topo do ferrolho aberto. Ainda tinha apenas dois parafusos fechados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem o portal:

Referências[editar | editar código-fonte]

Nota: A referência do Sportsmansvintagepress é uma reimpressão do W.H.B. Smith: Rifles e Pistolas Mauser [4]

  1. a b «Mauser History». mauserguns.com. Consultado em 28 de Fevereiro de 2017. 
  2. Tong, David. «Where It All Began: The Gewehr 98 Mauser Rifle». chuckhawks.com. Consultado em 28 de Fevereiro de 2017. 
  3. a b «Wilhelm & Peter Paul Mauser». sportsmansvintagepress.com. Consultado em 28 de Fevereiro de 2017. 
  4. Smith, W.H.B. (2014). Mauser Rifles and Pistols. [S.l.]: Sportsman's Vintage Press. ISBN 978-1940001241 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mauser

(em inglês)