Mausoléu de Mulai Ismail

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Mausoléu de Mulai Ismail
Mausolée de Moulay Ismaïl
Túmulo de Mulai Ismail
Tipo mausoléu e mesquita
Geografia
País  Marrocos
Cidade Meknès
Coordenadas 33° 53' 26" N 5° 33' 47" O

O Mausoléu de Mulai Ismail (em francês: Mausolée de Moulay Ismaïl) é uma mesquita e monumento funerário situado em Meknès, Marrocos, onde está sepultado o sultão Mulai Ismail.

A mesquita foi construída em 1703 por Ahmed Eddahbi, foi transformado no mausoléu onde está se encontram os túmulos de Mulai Ismail, ladeado pelo túmulo de uma das suas esposas e de dois filhos. É um dos raros monumentos religiosos marroquinos cuja entrada é permitida a não muçulmanos.

O edifício tem vários pátios, o último deles com um tanque para as abluções, onde os visitantes devem descalçar-se antes de entrarem na antecâmara do mausoléu propriamente dito. Dessa antecâmara pode admirar-se a câmara funerária, ricamente decorada, cujo acesso é reservado a muçulmanos. Entre a decoração encontram-se quatro relógios comtoises, presentes de Luís XIV ao sultão, por intermédio de Colbert. O rei francês pretendia com este presente obter o perdão de Mulai Ismail por se recusar a dar a mão de uma das suas filhas ao soberano marroquino.

O mausoléu foi restaurado em 1960, durante o reinado de Maomé V.

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mausoléu de Mulai Ismail
Imagem: Cidade Histórica de Meknès O Mausoléu de Mulai Ismail está incluído no sítio Cidade Histórica de Meknès, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Ícone de esboço Este artigo sobre Marrocos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.