Max Wright

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Max Wright
Nome completo George Edward Maxwell "Max" Wright
Nascimento 2 de agosto de 1943 (74 anos)
Detroit, Michigan
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Ocupação Ator
Atividade 1974 - hoje
Cônjuge Linda (1965-presente)
2 filhos
Tonys
Melhor Ator
(1998) Ivanov (Indicado)
IMDb: (inglês)

George Edward Maxwell "Max" Wright (Detroit[1], 2 de agosto de 1943) é um ator norte-americano. Seu papel mais conhecido no Brasil foi o do chefe de família Willie Tanner da série ALF (ALF, O Eteimoso, no Brasil).

Atuou nos filmes All That Jazz (1979) e Reds (1981), no papel do Floyd Dell. Atuou na série Misfits of Science (Curto Circuito, no Brasil), no papel de Dick Stetmeyer, e no sitcom A Minute With Stan Hooper. Também teve participações especial nos seriados Friends na primeira temporada, em 1994, e na segunda temporada, em 1995, no papel de Terry.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antes de ALF, Wright fez aparições em programas de TV como WKRP in Cincinnati, e esteve no elenco regular em Misfits of Science, AfterMASH, Buffalo Bill e The Norm Show, bem como aparecendo na adaptação para a TV da obra de Stephen King The Stand. Ele também apareceu brevemente na primeira e segunda temporada da sitcom Friends como Terry, gerente do Central Perk. Interpretou Guenter Wendt na minissérie da HBO From the Earth to the Moon e o carrasco nazista Josef Mengele em Playing for Time.

Wright também tem desfrutado de uma carreira nos palcos e atuou em teatros regionais em todo o Estados Unidos. Recebeu uma indicação ao prêmio Tony em 1998 por Ivanov. Outra aparição notável na Broadway ocorreu em Twelfth Night, no Lincoln Center, como Sir Andrew.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Está casado com sua esposa, Linda, desde 1965; o casal tem dois filhos, Ben e Daisy. Em 1995, foi diagnosticado com linfoma, doença da qual, no momento, encontra-se em remissão.[2]

Em janeiro de 2000, Wright foi preso por dirigir embriagado em Los Angeles. Na época ele estava aparecendo em The Norm Show.[3] Ele foi condenado, mas com liberdade condicional. Wright já possuia outra detenção por dirigir bêbado em 2003.[4] (Para edição: Como o cara pode ter sido multado antes dos anos 2000, em 2003? Delorean?)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Max Wright Biography (1943-)
  2. «Biography for Max Wright». IMDb.com 
  3. Wolk, Josh (11 de janeiro de 2000). «Entertainment Weekly article». Ew.com 
  4. «USA Today». USA Today. 28 de agosto de 2003