Saltar para o conteúdo

Maxambomba Rugby Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maxambomba Rugby Clube
Nome Maxambomba Rugby Clube
Apelido(s) Laranja Guerreiro
Fundado 12 de abril de 2008
Confederação CBRu, FFR
Região Baixada Fluminense, RJ, Brasil
Presidente Vinícius "Rolha"
Técnico "Branca" e ítalo Coutinho
Capitão A definir
Artilheiro Eduardo Afonso
Liga Campeonato Fluminense de Rugby
2018
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva 
Site oficial
www.maxambombarugby.com.br
  • O Maxambomba Rugby Clube é o primeiro clube de Rugby da Baixada Fluminense, RJ, Brasil. Foi fundado no dia 12 de abril de 2008 e em 2009 participou pela primeira vez da série B do campeonato estadual. Em 2014, 2017 e 2018 participou da série A do torneio.[1] Atual 3º melhor time de Rugby do Rio de Janeiro, atrás apenas de Guanabara Rugby e Niterói Rugby, o Clube é filiado à Federação Fluminense de Rugby (FFR) e almeja participar no ano de 2019 da Taça Tupi.
  • História
  • Depois de assistir à Copa do Mundo de Rugby de 2007 na televisão, Vitor da Silva Magalhães, fundador e primeiro presidente do clube, resolveu praticar o esporte tão singular, principalmente em terras brasileiras. Vendo que a maioria dos clubes eram distantes de sua casa, teve a ideia de criar um clube em sua cidade.
  • Sem conhecer as regras do jogo, procurou uma famosa comunidade dedicada ao esporte em um site de relacionamentos. Algumas pessoas foram aparecendo e foi sentida a necessidade de criar a comunidade do Nova Iguaçu Rugby Clube, que em breve se tornaria o Maxambomba Rugby Clube.
  • Depois de juntar mais de 15 pessoas na comunidade, foi proposta uma reunião para decidir os treinos, escudo e a estrutura do clube. Porém, um entrave continuava: quem treinaria esses jovens que gostavam do esporte, mas não sabiam suas regras? Surge, então, Marcelo Rodrigues, jogador do Guanabara Rugby, que estaria se mudando para a cidade em breve. Marcelo ajudaria o clube pela manhã, enquanto mantinha seus treinamentos com o Guanabara pela tarde.
  • Na reunião, no dia 12 de abril de 2008, no Iguaçu Top Shopping, surge o Maxambomba Rugby Clube, com apenas seis membros, visto que os outros não poderiam treinar por causa de incompatibilidades com o horário.
  • O primeiro campo
  • Depois do grupo reunido, fez-se a necessidade de encontrar um campo disponível para dar início, de fato, aos treinos. Após algumas voltas pela cidade, foi encontrado o campo do São Jorge, batizado de Edmarzão, alcunha derivada do nome do senhor responsável pelos cuidados com o campo. Neste campo, o primeiro treino teve seis membros; o segundo, doze. E o número de participantes passou a aumentar daí em diante.
  • Treinos

Os treinos do Maxambomba Rugby Clube, acontecem em dois dias:

  • Quartas - 19:00 h às 21:00 h - Vila Olímpica de Nova Iguaçu
  • Sábados - 14:00 h às 16:00 h - Vila Olímpica de Nova Iguaçu

Significado do escudo

[editar | editar código-fonte]

Sobre o nome do time

[editar | editar código-fonte]
  • O primeiro nome do clube foi Nova Iguaçu Rugby Clube, mas para evitar bairrismos foi mudado após o primeiro treino.
  • Maxambomba (Uma corruptela de Machine Pump) é o nome de um mecanismo de tração, operado sobre um ou dois trilhos, utilizado na época do Brasil colonial pelos senhores de engenho para assentar uma carga, com segurança, sobre a embarcação destinada para fazer o transporte fluvial da produção do engenho.
  • Maxambomba também é o antigo nome de Nova Iguaçu, que na época representava toda a Baixada Fluminense, que trocou de nome em Novembro de 1916.

O Maxambomba Rugby Clube contou com uma grande variedade de atletas, tanto do do sexo masculino, quanto feminino. Hoje, o Maxambomba possuía cerca de 30 atletas fixos para competir o Campeonato Fluminense de Rugby 2015, disputado na modalidade 12-a-side. Realizou jogos longe da baixada fluminense ou fora do estado, o clube contou e conta com a colaboração financeira de cada atleta.

O Laranja Guerreiro apenas deu continuidade com o time de Rugby Union Adulto, realizando a captação de atletas Juvenis.

Fez uma campanha histórica na Série B do Campeonato Fluminense de Rugby, derrotado apenas na grande final para a UFF - Rugby em um jogo atípico. Independente do revés na final, essa campanha foi um grande passo para o time dar um salto de qualidade, almejando coisas maiores nos anos seguintes, contando com Rafael "Minguado" Ribeiro como técnico e Vinícios "Rolha" como Capitão.

O "Maxa" estava classificado para a Série A do Campeonato Fluminense de Rugby, entretanto, por conta das adversidades financeiras Estaduais a Federação Carioca de Rugby unificou as séries A e B do Campeonato, para que não houvesse o término do mesmo.

  • A CHEGADA DO "GRINGO" - GARY AYRES E A MODIFICAÇÃO DOS RUMOS EM CAMPO.

No ano de 2017, Gary Ayres, Atleta da Premiership Inglesa, Técnico e Professor de Rugby chegou a Nova Iguaçu - Rio de Janeiro, junto ao Projeto Internacional Try Rugby. Convidado pela diretoria do clube para se integrar a equipe, o então novo técnico adjunto e atleta, em conjunto a Rafael Ribeiro começou a implantar novos treinos, filosofias de jogo, trazendo maior seriedade , intensidade e espírito de grupo a equipe.

Apesar dos resultados ruins em campo, o time deu um salto de qualidade, realizando grandes partidas contra times de tradição, amadurecendo.

  • TRIANGULAR UBALDO RIVERO

No sábado,4 de novembro, o Laranja participou do torneio triangular Ubaldo Rivero, organizado em homenagem ao grande incentivador do Rugby, o Argentino Ubaldo Rivero. A competição também contou com a participação das equipes Carioca e Guanabara, equipes que tiveram Ubaldo como treinador – campeão estadual em 2017 pelo Guanabara – as partidas aconteceram no campo olímpico de Rugby, na Cidade Universitária da UFRJ.

Ano de 2018 - Uma década de História

[editar | editar código-fonte]

Em 2018 o Maxambomba completou 10 anos de história, em campo teve como triunfo o 3º lugar geral no campeonato Fluminense de Rugby XV (melhor colocação na competição em toda sua história), enfrentando o Rio Rugby, em uma partida muito disputada que terminou com o placar de 6 x 5 para o Laranja Guerreiro, e conquistou um vice campeonato no Torneio de Rugby Sevens Desenvolvimento, em novembro do mesmo ano na cidade de Volta Redonda.

Ano de 2019 - Maxambomba é Campeão

[editar | editar código-fonte]

Em 2019 foi campeão da Copa Rio de Sevens, torneio disputado em 6 etapas que foi disputado durante todo o ano, das 6 etapas em disputa o time terminou na primeira colocação em 3, assim ficando a frente das demais equipes no somatório de pontos.

No segundo semestre intercalou entre as Modalidade Sevens e XV, terminando a Taça Rio XV na 6° colocação.

  • Rio de Janeiro Campeão da Copa Rio de Rugby Sevens de 2019
  • Rio de Janeiro Classificado pela 1ª vez para disputar a Taça Tupi 2019 - Série B do Campeonato Brasileiro de Rugby
  • Rio de Janeiro Terceiro Colocado do Campeonato Fluminense de Rugby de 2018 - Série A (Melhor colocação da história do clube)
  • Rio de Janeiro Vencedor da Taça da Amizade - 2018 - Partida Comemorativa do Clássico da Baixada Fluminense
  • Rio de Janeiro Classificado para Jogar a Série A do Campeonato Fluminense de Rugby em 2017
  • Rio de Janeiro Vice-campeão do Campeonato Fluminense de Rugby de 2016 - Série B
  • Rio de Janeiro Em 2014 disputou a Série A
  • Rio de Janeiro Quarto lugar Campeonato Fluminense de Rugby de 2011 - Série B
  • Rio de Janeiro Vice-campeão do Campeonato Fluminense de Rugby de 2010 - Série B[2]
  • Rio de Janeiro Campeão do Torneio Rosa dos Ventos de Rugby Sevens (2009)[3]

Referências

  1. «Campeonato Fluminense de Rugby - Série A». maxambombarugby.com.br. Consultado em 14 de abril de 2011. Arquivado do original em 3 de novembro de 2014 
  2. «Vice campeão». maxambomba.com.br. Consultado em 14 de abril de 2011 
  3. «Campeão Invicto». maxambomba.com.br. Consultado em 14 de abril de 2011 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre Rugby é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.