Maximiliano José, Duque na Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maximiliano José
Duque na Baviera
Maximiliano José, Duque na Baviera
Nascimento 4 de dezembro de 1808
  Bamberg, Baviera
Morte 15 de novembro de 1888 (79 anos)
  Munique, Baviera
Sepultado em Abadia de Tegernsee, Tegernsee, Baviera
Nome completo Maximiliano José
Cônjuge Luísa Guilhermina da Baviera
Descendência Luís Guilherme
Guilherme Carlos
Helena Carolina
Isabel
Carlos Teodoro
Maria Sofia
Matilde Luísa
Maximiliano
Sofia Carlota
Maximiliano Emanuel
Casa Wittelsbach
Pai Pio Augusto, Duque na Baviera
Mãe Amélia Luísa de Arenberg
Religião Catolicismo
Brasão

Maximiliano José, Duque na Baviera (4 de dezembro de 180815 de novembro de 1888) foi um membro da Casa de Wittelsbach e um promotor da música folclórica da Baviera. Ele é mais conhecido por ter sido o pai da imperatriz Isabel da Áustria, também conhecida como "Sissi".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maximiliano José nasceu em Bamberg, como o único filho do duque Pio Augusto na Baviera (1786-1837) e de sua esposa, a princesa Amélia Luísa de Arenberg (1789-1823). Em 1834, ele comprou o Castelo de Possenhofen, próximo do lago Starnberger.

Em 1838, Maximiliano José viajou ao Egito e à Palestina. Depois escreveu um livro sobre essa viagem, titulado Wanderung nach dem Orient im Jahre 1838. Ele colecionou antiguidades e as trouxe para a residência de seu pai, o Castelo de Banz, onde podem ser vistas até hoje. Entre os itens, estão a múmia de uma mulher, cabeças de três múmias, muitas múmias de animais, shabtis e várias pedras de tumbas e templos, inclusive uma do Templo de Dendur. Enquanto esteve em Jerusalém, pagou pela restauração da Capela da Flagelação na Via Dolorosa.

Maximiliano José foi um dos mais proeminentes promotores da música folclórica bávara no século XIX. Sob sua influência, a cítara começou a ser tocada nos círculos da corte, chegando a se tornar o instrumento musical nacional da Baviera. Por causa de seu interesse, o duque recebeu o apelido "Zither-Maxl". Ele mesmo tocava a cítara e compôs músicas.

Maximiliano José morreu em Munique, aos setenta e nove anos. Ele e sua esposa estão enterrados na cripta da família da Abadia de Tegernsee.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 9 de setembro de 1828, Maximiliano se casou com Luísa Guilhermina da Baviera (30 de agosto de 180825 de janeiro de 1892). Tiveram os seguintes filhos:

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maximiliano José, Duque na Baviera
  • Sigrid-Maria Größing: Sisi und ihre Familie. Ueberreuter, Wien/München, 2005, ISBN 3-8000-3857-9