Mayo (povo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mayo
Yoreme
Bandeira do povo mayo
Mayos performando a "dança do veado" (2013)
População total

54 658[1]

Regiões com população significativa
 México 54 658 [1]
       Sonora 43 623 [1]
       Sinaloa 11 035 [1]
Línguas
Mayo e castelhano
Religiões
Catolicismo romano
Etnia
Nativo americanos
Grupos étnicos relacionados
Yaquis
Região do povo Mayo

Os Mayo ou Yoreme são um grupo indígena no México, que vive nos estados do norte, no sul de Sonora, norte de Sinaloa e pequenos assentamentos em Durango.[2]

O povo Mayo originalmente vivia perto dos vales do rio Mayo e do Rio Fuerte.[2] Os Mayo se sustentam principalmente da agricultura e da pesca, mas também criam obras de arte e artesanato.

Nome[editar | editar código-fonte]

Em sua própria língua, eles se chamam Yoreme.[3][4] O termo Mayo significa "o povo da margem do rio" e vem do rio Mayo.[2]

Linguagem[editar | editar código-fonte]

A língua Mayo pertence ao ramo Cahita da família linguística uto-asteca.[2] Está intimamente relacionado com o Yaqui e é falado por aproximadamente 40.000 pessoas (Censo Ethnologue 1995).

Cultura[editar | editar código-fonte]

Vestido típico casual usado pelas mulheres Mayo, exibido no Museo de Arte Popular na Cidade do México.

Eles possuem autoridades tradicionais, que são eleitas por voto e sua hierarquia é respeitada a par das leis civis mexicanas.

Os primeiros habitantes desta região caçavam, pescavam e colhiam plantas. Eles gradualmente desenvolveram uma técnica agrícola que lhes permitiu se estabelecer em várias comunidades. Com a chegada dos espanhóis nos atuais estados de Sonora e Sinaloa, os Mayos faziam parte de uma confederação indígena com os Apaches, Pima e Yaqui. Seu objetivo era a defesa conjunta da invasão de outros grupos, o respeito mútuo ao seu território e o intercâmbio cultural.

Atualmente, a maioria dos Mayo trabalham com agricultura, muitas vezes com técnicas avançadas. Eles pescam e fazem artesanato para uso da comunidade. Eles constroem suas casas de adobe ou madeira, dependendo do clima e da localização.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros vestígios de assentamentos na região de Mayo datam do ano 180 no atual município de Huatabampo, em Sonora.

Em 1531, após a conquista do México pelos espanhóis, campanhas militares foram organizadas para subjugar a região de Mayo à coroa espanhola. No entanto, isso não foi alcançado até 1599, através da mediação de missionários jesuítas.

O jesuíta Pedro Méndez tentou evangelizar os Mayo. No entanto, os Mayos não deixaram de resistir aos espanhóis. Em 1740 marcou uma revolta armada, que terminou com a vitória novamente para os espanhóis, seguida de um período de paz durou quase um século.

Para 1867 os Mayos voltaram a pegar em armas com os Yaquis contra o governo do México. Eles alcançaram um acordo de paz após a Revolução Mexicana com a distribuição de terras como propriedade comunal. Os Mayo lutaram com os combatentes constitucionalistas de Alvaro Obregón durante a revolução.[5]

Festas[editar | editar código-fonte]

O principal festival Mayo acontece durante a Páscoa e retrata a paixão de Cristo. Outras festas celebravam São Francisco de Assis e a Virgem de Guadalupe .

Bandeira Mayo[editar | editar código-fonte]

A bandeira de Mayo foi desenhada por um jovem de Sonora, cujo nome não é conhecido. Um cervo cercado de estrelas, chamado masochoquim ou "Cervo das estrelas" na cultura Cahita, está em um campo laranja, representando a terra.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d «Mayos». Secretaría de Cultura/Sistema de Información Cultural (em espanhol). Consultado em 17 de fevereiro de 2023 
  2. a b c d «Who Are the Mayos?». Arizona State Museum. University of Arizona. Consultado em 15 de Dezembro de 2015 
  3. Crumrine, N. R. (1977). The Mayo Indians of Sonora: A people who refuse to die. University of Arizona Press.
  4. «Comisión Nacional para el Desarrollo de los Pueblos Indígenas - México». www.cdi.gob.mx (em espanhol) 
  5. Yetman and Van Devender 53