Maite Perroni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mayte Perroni)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde julho de 2015) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde julho de 2015).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Maite Perroni
Informação geral
Nome completo Maite Perroni Beorlegui
Nascimento 9 de março de 1983 (32 anos)
Origem Cidade do México, Distrito Federal DF
País  México
Gênero(s) Pop latino, Bachata
Ocupação(ões) Atriz, cantora, compositora
Instrumento(s) Vocal, teclado
Período em atividade 2004 — presente (atriz)
2004 — presente (cantora)
Gravadora(s) EMI Music (2004 - 2009)
Warner Music (2012 - presente)
Afiliação(ões) RBD, Reik, Thiaguinho, Álex Ubago William Levy
Influência(s) Ivete Sangalo, Thalía
Autografomaite.png

Maite Perroni Beorlegui (Cidade do México, 9 de março de 1983) é uma atriz, cantora, empresária, compositora, dubladora e modelo mexicana.

Seu primeiro papel na televisão foi em 2004, na novela juvenil Rebelde. Em 2008, foi convidada para protagonizar a novela Cuidado Con el Ángel, onde obteve grande destaque por ser seu primeiro papel como protagonista. No ano seguinte, estrelou a novela Mi Pecado. Em 2010, protagonizou Triunfo del Amor,. No ano de 2012, aceitou protagonizar a novela Cachito de Cielo. Em 2014, foi protagonista da novela La Gata. Ainda este ano, protagonizará a novela Antes Muerta que Lichita - com estreia no dia 24 de agosto as 8:20 pelo canal de las estrelas

Seu primeiro trabalho na música também foi na novela juvenil Rebelde, de onde surgiu o fenômeno RBD. O grupo vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo,[1] [2] [3] ganhou mais de 180 prêmios diversos e recebeu duas indicações ao Grammy Latino. Em 2008, o grupo se separou, mas Maite não deixou a música de lado. A atriz e cantora interpretou vários temas para as trilhas sonoras das novelas das quais participou - como "Contigo", "Esta Soledad", "Ave Maria" e "Separada de Ti", em Cuidado con el Ángel; "Mi Pecado", na novela de mesmo nome; "A Partir de Hoy" (com Marco Di Mauro), em Triunfo del Amor e "Te Daré Mi Corazón", em Cachito de Cielo. A telenovela La Gata contou com duas canções de Maite que também são singles do seu disco Eclipse de Luna (Versão Deluxe) - "Vas A Querer Volver" como tema principal e "Todo Lo Que Soy" (com participação de Alex Ubago) como tema do casal protagonista. Em 2012, assinou contrato com a Warner Music e lançou o single promocional "Te Daré Mi Corazón" (Cachito de Cielo). No ano seguinte, Maite se dedicou ao lançamento de seu primeiro álbum solo - Eclipse de Luna - para, em 2014, lançar sua a versão deluxe.

Maite Perroni foi indicada a diversos prêmios da indústria da arte e da música, como o Prêmio TVyNovelas, Prêmios People en Español e Prêmios Juventud.[4] [5] [6] Maite também marcou presença na lista de "Los 50 Más Belos" da revista People en Español por sete anos consecutivos e, além disso, já foi considerada três vezes (2012, 2013, 2014) um dos rostos mais lindos do mundo pela revista francesa TC Candler - ocupando a décima posição em 2014.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vista da Cidade do México, onde Maite nasceu.

Maite Perroni Beorlegui nasceu na Cidade do México em 9 de março de 1983. Filha de Maite Beorlegui e Javier Perroni, uma psicóloga e um empresário, respectivamente, mudou-se com a família para Guadalajara, capital do estado de Jalisco, por motivos de trabalho de seu pai.[7] É a filha mais velha do casal e possui dois irmãos mais novos: Adolfo (Olfo) e Francisco (Paco).[8] Maite iria fazer faculdade de marketing ou publicidade, mas mudou de idéia e mais tarde ingressou-se no Centro de Educação Artística da Televisa (CEA).[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

1991-2003: Primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Desde muito cedo, Maite já demonstrava seu potencial artístico. Ainda criança, realizou comercias das marcas Pelón Pelo Rico (comercial de doces), em 1991 e Pintura Acuario, em 1994. Participou também de alguns programas do canal Disney Channel. Integrou por dois anos consecutivos o Intercolegial de Dança, sendo que num ano como participante do concurso e no ano seguinte como parte do evento, abrindo cada apresentação. Realizou duas peças teatrais de forma independente: Cyrano de Bergerac (Ciclo Teatro Experimental) em 1998, e Cats (peça escolar) em 2000. Dentro do CEA (Centro de Educação Artística da Televisa), atuou em novas peças de teatro: Usted Tiene Ojos De Mujer Fatal interpretando a Elena; Las Cosas Simples como Matilde; e Los Enamorados vivendo Eugênia. Em 2001, esteve no videoclipe "Veneno de Amor" da cantora Nina, famosa no México naquela época. Após graduar-se no CEA, Maite participou de testes para integrar a telenovela Rebelde, conseguindo o papel de Lupita Fernández, sua primeira grande personagem na televisão. Conseqüentemente passou a integrar também a banda musical da produção, o RBD.

2004-2008: RBD[editar | editar código-fonte]

Perroni em uma coletiva de imprensa com o RBD no Brasil.

Exibida pela Televisa entre 4 de outubro de 2004 a 2 de junho de 2006 em três temporadas, Rebelde foi um estrondoso sucesso em todo o mundo. Remake da argentina Rebelde Way, a história dos adolescentes do colégio Elite Way School relatou diversos temas do cotidiano jovem. A trama foi exibida em mais de 160 países, tendo êxito de audiência em todos. A personagem de Maite, originalmente, deixaria a trama no fim da primeira temporada. Porém, como já estava inserida no RBD, pelo grande número de fãs que a mesma tinha conquistado e pelo seu grande destaque e atuação, Lupita permaneceu até o fim da novela.

O RBD saiu da ficção para a realidade e o sexteto formado na trama se converteu no maior fenômeno pop latino dos últimos tempos. Junto a seus companheiros Anahí, Dulce Maria, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Alfonso Herrera, ela realizou mais de 240 apresentações, na América e Europa, vendendo mais de 50 milhões de discos em todo o mundo. O grupo mexicano fez apresentações em palcos renomados que incluem o Maracanã, Madison Square Garden e o Coliseu Memorial de Los Angeles. Foram indicados ao Grammy Latino duas vezes, cantaram no concurso Miss Universo 2007 ao vivo para todo o mundo, e até mesmo realizaram um desfile no natal do Disneyland Park, da Califórnia.

Em 2007, eles voltaram à televisão com RBD: La Familia, uma série que retratava de forma fictícia o dia-a-dia da banda. Maite interpretou May, uma das seis protagonistas. Foi, também, no grupo que ela arriscou-se como compositora, escrevendo a canção "Talvez Mañana" que entrou na versão especial do álbum Empezar Desde Cero.

No inicio de 2008, ainda no grupo RBD, Maite foi convidada para protagonizar a novela Cuidado con el ángel, como par romântico do ator William Levy. A produção estreou junho do mesmo ano e Maite passou a se dividir entre as gravações do folhetim e os compromissos com a banda. A novela foi um grande sucesso no México e foi vendida para mais de 30 países, incluindo o Brasil, sendo exibida pelo SBT cinco anos mais tarde, em 2013. Maite interpretou alguns dos temas para a trilha sonora da novela, como "Esta Soledad", "Contigo", "Separada de Ti" e "Ave Maria". Por esse trabalho, ganhou diversos prêmios de Melhor Atriz, como Premios Juventud, Prêmio TVyNovelas e Prêmios Novela de Oro.

Em 15 de agosto de 2008, o RBD] anunciou através de um comunicado de imprensa sua separação após quatro anos de existência, fato que pegou a todos os fãs de surpresa. Em novembro deram inicio a última turnê do grupo, Gira del Adiós World Tour e lançaram o último álbum Para Olvidarte de Mí.

2009-2011: Consagração nacional[editar | editar código-fonte]

Maite em 2008.

Pouco tempo após o fim de Cuidado con el ángel, Perroni já estava gravando sua segunda novela como protagonista: Mi Pecado. A atriz deu vida à principal personagem, Lucrécia, e fez par romântico com Eugenio Siller interpretando Juliano. A estreia ocorreu em 15 de julho de 2009 e foi exibida em diversos países, entre eles Nigéria, Quênia, Gana e Uganda, alcançando excelentes índices de audiência. Surpreendentemente o último capítulo da história superou a audiência do folhetim de horário nobre. Mais uma vez, Maite emprestou sua voz à trilha musical de uma de suas novelas. Desta vez, gravou um dueto com a banda Reik, "Mi Pecado", e outro com o cantor Fato, "Cuel és mi pecado?". Em 2 de junho de 2014, Mi Pecado começou a ser apresentada no Brasil pelo SBT. Mesmo após aproximadamente cinco anos do fim da trama no México, ela gravou a versão em português da canção "Eclipse de Luna" especialmente para tema de abertura da produção no país. Devido ao grande sucesso da trama, Maite foi nomeada a nova Rainha das Telenovelas por uma rede de televisão americana e integrou a lista dos 50 Más Bellos da revista People en Español. Em abril de 2010, Maite confirmou participação na peça de teatro Cena de Matrimonios. O espetáculo ficou em cartaz por meses em uma turnê por teatros do México e Estados Unidos. Em junho, Maite iniciou as gravações de sua participação na série Mujeres Asesinas 3, protagonizando o episódio "Las Blanco, Viudas", na pele da vilã Estela. Este episódio, que também tinha a participação de Luz María Aguilar e Diana Bracho, rompeu recordes de audiência sendo o episódio mais visto da temporada.

Em agosto daquele ano, Maite fez uma mini turnê de pockets shows no Brasil. Ela esteve em 8 cidades (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Santos, São Paulo, Fortaleza e Recife) cantando sucessos do RBD e de suas novelas. Em São Paulo e Rio de Janeiro, os ingressos do setor vip foram completamente esgotados. Em setembro, Maite foi escalada para protagonizar sua primeira novela em horário nobre, Triunfo del Amor, novamente como par romantico de William Levy. A produção, que consistiu em um remake da venezuelana Cristal, foi vendida para diversos países, dentre eles, os Estados Unidos. Mais uma vez uma telenovela de Perroni deu trabalho às redes de televisão americanas. A história chamou tanta atenção que foi parodiada no programa The Soup, do E! Entertainment. Mais uma vez ela gravou um dueto para a trilha sonora. Desta vez com Marco Di Mauro, a canção intitulada "A Partir De Hoy" chegou a primeira posição do iTunes México, foi a quarta mais tocada no país, a quinquagésima quarta mais executada na América Latina e entrou também no ranking da Billboard na categoria "Hot Latin Songs". Esse fato fez com que Maite entrasse a lista das "Rainhas latinas da Billboard. A parceria foi apresentada em vários programas e premiações.

Por esse trabalho, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Premios Juventud e Prêmios Novela de Oro, além de ser indicada ao Prêmios People en Español e Prêmio TVyNovelas. Naquele ano, ela também foi convidada a ser condutora da premiação "Hispanic Heritage Awards", em Washington, na Casa Branca. Ela também fez participação no programa Plaza Sésamo, onde cantou uma música chamada "Del 1 al 11".

Em agosto de 2011, Maite Perroni foi capa da revista People en Español, que comemorava os quinze anos da publicação, ao lado de Gloria Estéfan, Cristina Saralegui e Amadari López representando a nova geração de talentos latinos.

2012-2013: Estreia no cinema e Eclipse de luna[editar | editar código-fonte]

Maite performando o single Tú y Yo pela primeira vez nos Premios Juventud 2013.

O ano de 2012 começou com diversos projetos, dentre eles, sua estreia nos cinemas no filme de época El Arribo de Conrado Sierra. Maite interpretou Ninfa Alcántar. Depois de encerrar as gravações do filme, Maite aceitou protagonizar a nova novela da Televisa, Cachito de cielo. Pelo seu trabalho no folhetum, na qual ela fez par romântico com Pedro Fernandez, ela recebeu uma indicação de Melhor Atriz no Prêmio TVyNovelas 2013.

Em 14 de agosto de 2012, Maite comunicou em uma Twitcam, sua volta a carreira musical, com o single "Te Daré Mi Corazón" lançado atráves do ITunes Store. O single foi gravado em Los Angeles, no primeiro semestre de 2012, composto por Mane de la Parra e produzido por Marco A. Godoy de Rumbavision, sobre o selo da gravadora Warner Music.

Maite se mudou para Nova York em fevereiro de 2013 para começar a trabalhar na produção de seu primeiro disco como solista pela gravadora Warner Music. Por dois meses ela se preparou vocalmente com o professor Craig Darry, que já trabalhou com grandes estrelas como Alicia Keys e Katy Perry. No final de março ela iniciou as gravações do disco em um estúdio no centro de Nova York, pelo qual já passaram grandes nomes da música como Mariah Carey, Shakira e Rihanna.

Em maio, foi revelado que o album teria ritmos latinos como bachata, vallenatos e baladas com orquestras e que contaria com composições de várias pessoas como Ana Bárbara, Reik, Carlos Lara, Sandra Echeverría e Áaron Gomez. O novo trabalho musical foi produzido pelo produtor Chileno Koko Stambuk e seu primeiro single " Tú y Yo", pertencente ao ritmo bachata-pop foi lançado mundialmente no dia 18 de junho. Em 17 de junho foi anunciada a gravação do videoclipe em Nova Iorque e seu lançamento ocorreu em 12 de Julho por meio da conta oficial da marca de cosméticos Pantene, da qual Maite é garota propaganda. Em 18 de julho de 2013, Maite performou "Tú y Yo" pela primeira vez ao vivo, no Premios Juventud 2013.

Em 27 de agosto foi lançado o disco intitulado Eclipse de luna. Quatro dias antes foi lançado antecipadamente no iTunes de diversos países. Logo na semana de lançamento, o CD alcançou ótimas posições no ranking do iTunes de várias localidades. Na categoria Top Álbuns logrou o primeiro lugar na Venezuela e Guatemala, a quarta colocação no Perú e Brasil, a quinta no Chile, a sexta na Colômbia e a sétima no Equador. No México foi o mais vendido da categoria Pop Latino. Eclipse de Luna também debutou nos charts da Billboard: foi o segundo mais vendido dos Estados Unidos na categoria Latin Pop Álbums e o nono dos Top Latim Álbums na semana de 21 de Setembro. Estreou na 3.ª posição da Amprofon Top 20, a principal tabela de álbuns mexicana.

O álbum ganhou uma versão especial para o Brasil com participação de Thiaguinho, e foi lançado em novembro de 2013.

Durante o processo de divulgação do disco, Maite esteve visitando diversos países do mundo. Ela realizou tarde de autógrafos e participou de programas de TV em várias partes do México. Também esteve nos Estados Unidos, em Porto Rico, na Costa Rica e na Colômbia (país em que canção "Tú y Yo" se manteve no primeiro lugar das mais tocadas nas rádios), onde encontrou com seus fãs e também cedeu entrevistas a diversos meios de comunicação. Como consequência do grande sucesso de suas novelas na África, Maite foi convidada a visitar Angola no mês de outubro. Durante a passagem pelo país africano, atraiu legiões de admiradores a todos os lugares em que esteve e realizou sessões de fotos, além de participar de vários programas da TV angolana onde cantou os seus mais recentes sucessos. No Brasil, Perroni participou ao vivo do programa Domingo Legal do SBT, e foi notícia na mídia brasileira. Ela voltou ao país em novembro para realizar convivências com seus fãs e participar de um show de Thiaguinho.

Em dezembro de 2013, Maite confirma sua volta à TV mexicana e seu quinto papel de protagonista em "La Gata" onde fará par com o galã Daniel Arenas. Para não deixar a música de lado, ela confirma que cantará dois temas para esse novo projeto; o tema de abertura e o tema do casal na novela. A novela estreou emMaio de 2014 , sendo exibida pelo Canal de Las Estrellas.

2014-presente: La Gata, Eclipse de Luna Edición De Luxe e primeira turnê[editar | editar código-fonte]

Depois de um ótimo e produtivo ano de 2013 para Maite, a cantora e atriz começa o ano com o pé direito, a previsão era que Maite desse início ao ano de 2014com sua segunda turnê Eclipse de Luna Tour para promover o álbum Eclipse de Luna, porém os planos mudaram e ainda em 2013, Maite foi convidada para protagonizar a novela La Gata e confirmou sua presença na novela mexicana que estreio dia 05 de Maio pelo Canal de las Estrellas. No dia 29 de abril de 2014, aconteceu a apresentação oficial da novela La Gata, Maite e Daniel Arenas, os protagonistas, reuniram-se com seus colegas no fórum 9 da Televisa San Angel, onde teve uma pequena encenação para divulgar os personagens, caracterizada como Esmeralda, Maite cantou o tema principal da novela "Vas a Querer Volver" e lançou o terceiro single do álbum, Eclipse de Luna, a canção é uma bachata composta por Eduardo Murguia e Mauricio Arriaga.

Em maio de 2014, a atriz e cantora foi capa da revista GQ México, depois de anos, Maite volta a fazer um ensaio sensual e de biquíni, e esta não foi a primeira vez que Maite Perroni posou para uma revista masculina, ela já tinha posado para uma revista em 2006. Ela foi fotografada por Gregory Allen, o mesmo que já tinha fotografado para a revista Glamour em 2012. Maite anunciou em seu Instagram Oficial uma Edição Deluxe do álbum Eclipse de Luna com as canções cantadas por ela na telenovela La Gata, incluindo o 3º single "Vas a querer Volver", canção tema da novela, na qual ela é a protagonista. Foi lançado no dia 15 de julho de 2014, com CD+DVD e junto com a trilha sonora de Meu Pecado e a versão em português de Eclipse de Luna "Como se Explica o Amor", que é tema de abertura da telenovela "Meu Pecado" que atualmente está sendo exibida pelo SBT desde o dia 2 de junho. Maite também anunciou um dueto com Álex Ubago que será tema do casal Pablo (Daniel Arenas) e Esmeralda (Maite Perroni) na telenovela La Gata. Perroni foi indicada pelo Premios Juventud na categoria de "Chica Que Me Quita El Sueño" e foi novamente nomeada como um dos "Los 50 más Bellos" da People en Español.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Maite manteve um relacionamento com o baixista Guido Laris (enquanto estava no RBD) durante 3 anos (2005 – 2008).[9] No ano de 2010, Maite começou um relacionamento com o ator dominicano Carlos de la Mota, que durou 2 meses.[10] Quando Maite começou o novo trabalho na novela Triunfo del Amor, ela iniciou um relacionamento com o cantor e ator Mane de la Parra, que durou 2 anos (2010 – 2012).[11] Atualmente, Maite mantém um relacionamento com o produtor Koko Stambuk.[12]

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Etiqueta de uma das peças da Maite Perroni Collection.

Maite lançou, nos Estados Unidos, em 2014, sua linha de roupas em parceria com a rede de lojas National Stores.[13] A cantora anunciou o lançamento durante o festival da revista People En Español que aconteceu em agosto, no Texas. Em entrevista durante o evento, ela disse:

Cquote1.svg Procuro a essência e a comodidade da mulher. (A coleção) vai refletir meu gosto mas pensando nas diferentes personalidades: clássica e feminina, boêmia e roqueira. Cquote2.svg
Maite fala sobre sua linha de roupas.[14]

As roupas da Maite Perroni Collection, foram desenhadas pela própria artista.[15] , foram lançadas oficialmente em dezembro de 2014 com preços entre 4 e 20 dólares.[7]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do Álbum Singles
2013 Eclipse de luna
  1. "Tú y yo"
  2. "Eclipse de luna"
  3. "Vas a querer volver"
  4. "Todo lo que soy"

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Novelas
Ano Título Personagem Notas
2004 a 2006 Rebelde Guadalupe "Lupita" Fernández Protagonista
2007 Lola, érase una vez Ela mesma

A nova Cinderela

Participação especial
2008/2009 Cuidado con el ángel María de Jesús "Marichuy" Protagonista
2009 Mi pecado Lucrecia Córdoba Pedraza Protagonista
2010/2011 Triunfo del amor María "Desamparada" Protagonista
2012 Cachito de cielo Renata Landeros De Franco Protagonista
2014 La gata Esmeralda "La Gata"/Renata de la Santa Cruz Protagonista
2015 Antes muerta que Lichita Alicia "Lichita" Gutiérrez López Protagonista
Séries
Ano Título Personagem Episódio (os) Notas
2007 RBD: La Familia Mai Todos Protagonista
2010 Mujeres asesinas Estela Blanco 3ª temp; ep. "Las Blanco, Viudas" Protagonista
Cinema
Ano Título Personagem Notas
2012 El Arribo de Conrado Sierra Ninfa Alcantar Protagonista
Rise of the Guardians Tooth Fairy Dublagem
2015 Selección Canina Maite Terranova Dublagem
2015 Un Gallo Con Muchos Huevos Di Dublagem
Teatro
Ano Título Personagem Notas
2010 Cena de Matrimonios Elisa Protagonista

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. RBD se separa y dice adiós Título não preenchido, favor adicionar People. Visitado em 24 de novembro de 2014.
  2. RBD anuncian que el grupo se separa Título não preenchido, favor adicionar 20 minuts. Visitado em 24 de novembro de 2014.
  3. Ex estrella de RBD debutará en vivo en Chile con una matiné Título não preenchido, favor adicionar emol. Visitado em 24 de novembro de 2014.
  4. "Premios Juventud 2011: Maité Perroni nos quita el sueño"
  5. http://www.maiperroni.org/noticias/vote-na-maite-perroni-no-premios-people-en-espanol-2014/
  6. TVyEspectáculos "Maite Perroni nominada en la categoría de Mejor actriz juvenil" - actualizado febrero de 2010
  7. a b c Arturo Arias-Polo (30 de dezembro de 2014). Maite Perroni: 'Sé lo que quiero y cómo lo quiero' (em espanhol) El Universal. Visitado em 24 de julho de 2015.
  8. Iván Ramírez. Lo que no sabías de Maite Perroni (em espanhol) Esmas. Visitado em 24 de julho de 2015.
  9. Maite, de RBD, termina con su novio (em espanhol) People en Español (28 de agosto de 2008). Visitado em 27 de julho de 2015.
  10. Maite Perroni termina con Carlos de la Mota (em espanhol) People en Español (1 de setembro de 2010). Visitado em 27 de julho de 2015.
  11. VÍDEO - Maite Perroni, feliz de ver a sus fans (em espanhol) People en Español (1 de setembro de 2012). Visitado em 27 de julho de 2015.
  12. Maite Perroni, más enamorada que nunca de su novio Koko Stambuk (FOTO) (em espanhol) People en Español (3 de dezembro de 2014). Visitado em 27 de julho de 2015.
  13. La colección debutará Los Ángeles, California, el próximo mes de diciembre. sdpmoticias. Visitado em 4 de dezembro de 2014.
  14. EXCLUSIVA: Maite Perroni anuncia el lanzamiento de su línea de ropa (VIDEO). peopleenespanol.com. Visitado em 4 de dezembro de 2014.
  15. Maite Perroni debuta como diseñadora de modas telemundo.com. Visitado em 4 de dezembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons