Maytenus aquifolium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maytenus aquifolia)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEspinheira-santa
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
(sem classif.) Eudicots
(sem classif.) Rosids
Ordem: Celastrales
Família: Celastraceae
Gênero: Monteverdia
Espécie: M. aquifolia
Nome binomial
Monteverdia aquifolia
Mart.

A Espinheira-santa é uma espécie arbórea endêmica do Bioma Mata Atlântica no Brasil, ocorrendo nas regiões Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) [1]. É uma espécie considerada medicinal, usada no tratamento de úlceras e gastrites [2]. O uso indiscriminado da espécie é considerada uma ameaça à sobrevivência da espécie em seu meio natural [3].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lombardi, J.A., Groppo, M. 2010. Celastraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB006747[ligação inativa]).
  2. Mossi, A.J. (2003), Variabilidade genética e de compostos voláteis e semi voláteis em Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss. PhD Thesis Universidade Federal de São Carlos.
  3. Consema, Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul: Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul ANGIOSPERMAE (2002). Link:http://www.sema.rs.gov.br/sema/html/[ligação inativa].
Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.